Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Polícia

PCMG mira grupos voltados para subtração e adulteração de veículos

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nos últimos dias, uma série de operações policiais visando ao combate a grupos organizados especializados em furtos, roubos e adulterações de veículos.

Na última terça-feira (16/5), a equipe da 4ª Delegacia Especializada em Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEIFRVA) – pertencente à Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA/Deictran) – localizou duas caminhonetes com suspeitas de clonagem em Caculé, no estado da Bahia. Durante a ação, os policiais conseguiram qualificar outros integrantes de uma organização criminosa investigada por essa prática, para a continuidade das apurações.

Na mesmo dia, a equipe da 5ª DEIFRVA, em investigação de furto e roubo de veículos, bem como receptação e adulteração, recuperou em Papagaios, região Central de Minas, um automóvel que havia sido roubado no dia 10 de maio, no bairro Jardim Montanhês, em Belo Horizonte.

Ainda na terça-feira, a equipe da 2ª DEIFRVA, em Ribeirão das Neves, no bairro Maria Helena, localizou uma motocicleta com o motor completamente adulterado. O veículo estava com um jovem, de 20 anos, que foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional.

Leia Também:  Itaúna - PMMG apreende 1211 barras de maconha e recupera veículo produto de crime

No dia seguinte (17/5), os policiais da 2ª DEIFRVA prenderam em flagrante, no município de Medina, no Vale do Jequitinhonha, um homem, de 36 anos, que estava com um veículo roubado no dia 18 de abril no estado de São Paulo. Conforme levantado, o preso possui passagem policial pelo crime de homicídio e no momento da abordagem policial usava uma tornozeleira eletrônica. Após autuado pelo delegado, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Naquele mesmo dia, a equipe da 5ª DEIFRVA compareceu ao município de Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro, onde foi localizado e apreendido um automóvel com placas clonadas. Um homem, de 25 anos, foi preso em flagrante pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo e encaminhado ao sistema prisional. Ele já era investigado e foi apontado como responsável pela destinação de diversos veículos adulterados para a região de Nova Serrana e Pará de Minas.

Já na quinta-feira (18/5), a equipe da 2ª DEIFRVA, com apoio da Delegacia de Polícia Civil em Itaobim, prendeu em flagrante naquele município um homem, de 41 anos, em posse de um veículo que havia sido subtraído na capital.

Leia Também:  Polícia Militar lança operação especial em razão da Semana Nacional de Trânsito

Segundo o chefe da DEPIFRVA, delegado Domiciano Monteiro, tais ações fazem parte de um planejamento operacional que visa atuar de forma sistêmica no combate a grupos especializados que atuam com furto, roubo e adulteração de veículos automotores. “Essas diligências foram realizadas no escopo de inquéritos policiais anteriormente instaurados, junto aos quais já ocorreram prisões diversas e foram desmantelados setores estruturados das respectivas organizações criminosas”, afirma.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Polícias militares fazem treinamento de manobras avançadas e de tiro embarcado

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA