Pesquisar
Close this search box.

Polícia

PCMG participa do III Workshop Mineiro de Ciências Forenses

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participa do III Workshop Mineiro de Ciências Forenses, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento visa divulgar a produção científica no âmbito das ciências forenses no estado, por meio da congregação de profissionais que atuam nas diferentes áreas do conhecimento, principalmente química, física, genética, toxicologia, computação, papiloscopia, balística e medicina legal, com a difusão de avanços e desafios no setor forense.

A organização do workshop conta com a participação de três peritos criminais lotados no Instituto de Criminalística (IC) da PCMG e entre os palestrantes estão nove peritos e três médicos-legistas lotados no IC e no Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette (IMLAR).

O perito criminal da Polícia Civil, Washington Xavier de Paula, um dos organizadores do evento, destaca a importância da parceria da PCMG com instituições de ensino como a UFMG. “Possibilita o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias que possam contribuir para a melhoria da investigação policial, em todas as áreas do conhecimento, por meio da capacitação, da atualização e da aplicação do estado da arte da ciência na rotina do trabalho policial”, pontua.

Leia Também:  Vespasiano: suspeito é preso pela PCMG por maus-tratos a animais

Washington ainda acrescenta que “esse tipo de evento possibilita a interação entre o meio acadêmico e as instituições policiais, com divulgação das pesquisas atualmente desenvolvidas na área forense, na busca de soluções que possam contribuir efetivamente para o trabalho investigativo”.

Entre as palestras, destaca-se a “Ciência Confrontando Crimes: Objetividade, Inércia ou Subjetividade”, que será ministrada nesta terça-feira (7/2) pelo perito criminal federal Fábio Augusto da Silva Salvador. Já na quarta-feira (8/2), o destaque é a apresentação realizada pelo perito da PCMG, Pablo Alves Marinho, sobre “A Importância do Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas no Cenário das NSP [Novas Substâncias Psicoativas]” .

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Naiara Azevedo anuncia participação em novo sucesso: ‘Saiu mais um hit chiclete’

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA