Polícia
PCMG prende membros de grupo especializado em furtos de caminhonetes
Como desdobramento da investigação acerca de uma organização criminosa especializada em furto de caminhonetes de luxo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante dois suspeitos, de 24 e 35 anos, acompanhados de um adolescente, apreendido, quando se preparavam para sair de Belo Horizonte em direção ao Sul do país em um veículo do tipo. A caminhonete, que já estava com placas clonadas, e um carro de passeio, também ostentando placas adulteradas, foram recolhidos.
Segundo o titular da 2ª Delegacia Especializada em Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, delegado Felipe Falles, os investigados foram surpreendidos no bairro Minas Brasil, região Noroeste da capital, na última segunda-feira (23/1), após trabalhos de campo da equipe policial. “Os investigadores realizaram a abordagem no momento em que os suspeitos estacionaram o veículo ao lado da caminhonete para testarem a chave já codificada”, conta.
O delegado acrescenta que os abordados tentaram evadir-se. “Eles não acataram a ordem dos policiais, devidamente identificados, e jogaram o automóvel contra a viatura, empreendendo fuga. Um dos indivíduos desembarcou do veículo em movimento e se entregou. Outros dois seguiram na fuga, mas adiante o carro foi abandonado em razão dos danos que sofreu e eles seguiram a pé por um matagal. Contudo, foram localizados dentro de um imóvel que haviam invadido para se ocultar”, descreve.
Destino
O chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, delegado Domiciano Monteiro, ressalta que as investigações apontam que os membros do grupo movimentavam grande valor financeiro mensalmente em virtude da venda dos veículos furtados. “Eles são especializados no furto de caminhonetes de modelo específico, anos 2021 e 2022, que são destinadas ao Paraguai e à Bolívia”, observa.
Ainda de acordo com Monteiro, com os suspeitos foi arrecadado equipamento tecnológico de elevado valor utilizado para codificação de chaves e partidas dos veículos, “demonstrando a especialidade dos integrantes da organização criminosa”.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.