Polícia
PCMG prende membros de grupo especializado em furtos de caminhonetes

Como desdobramento da investigação acerca de uma organização criminosa especializada em furto de caminhonetes de luxo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante dois suspeitos, de 24 e 35 anos, acompanhados de um adolescente, apreendido, quando se preparavam para sair de Belo Horizonte em direção ao Sul do país em um veículo do tipo. A caminhonete, que já estava com placas clonadas, e um carro de passeio, também ostentando placas adulteradas, foram recolhidos.
Segundo o titular da 2ª Delegacia Especializada em Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, delegado Felipe Falles, os investigados foram surpreendidos no bairro Minas Brasil, região Noroeste da capital, na última segunda-feira (23/1), após trabalhos de campo da equipe policial. “Os investigadores realizaram a abordagem no momento em que os suspeitos estacionaram o veículo ao lado da caminhonete para testarem a chave já codificada”, conta.
O delegado acrescenta que os abordados tentaram evadir-se. “Eles não acataram a ordem dos policiais, devidamente identificados, e jogaram o automóvel contra a viatura, empreendendo fuga. Um dos indivíduos desembarcou do veículo em movimento e se entregou. Outros dois seguiram na fuga, mas adiante o carro foi abandonado em razão dos danos que sofreu e eles seguiram a pé por um matagal. Contudo, foram localizados dentro de um imóvel que haviam invadido para se ocultar”, descreve.
Destino
O chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, delegado Domiciano Monteiro, ressalta que as investigações apontam que os membros do grupo movimentavam grande valor financeiro mensalmente em virtude da venda dos veículos furtados. “Eles são especializados no furto de caminhonetes de modelo específico, anos 2021 e 2022, que são destinadas ao Paraguai e à Bolívia”, observa.
Ainda de acordo com Monteiro, com os suspeitos foi arrecadado equipamento tecnológico de elevado valor utilizado para codificação de chaves e partidas dos veículos, “demonstrando a especialidade dos integrantes da organização criminosa”.
Fonte: Polícia Civil MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas