Polícia
PCMG prende suspeito por roubos de cargas de café na Zona da Mata
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Miradouro, cumpriu, nesta segunda-feira (31/7), mandados de prisão preventiva contra três investigados, de 41, 42 e 48 anos, por roubos na cidade de São Francisco do Glória, às margens da rodovia BR-116 e em Leopoldina.
Conforme apurado, os suspeitos, um natural Espírito Santo e os outros dois do Rio de Janeiro, em 12 de janeiro deste ano, utilizaram dois veículos para abordar dois caminhões carregados de café, vindos da cidade de Manhuaçu e, encapuzados e com armas de fogo, levaram as vítimas para zona rural a fim de subtrair a carga.
No entanto, abandonaram o plano quando não conseguiram romper o dispositivo de segurança e rastreamento da carga. No dia seguinte, a mesma quadrilha tentou novamente roubar uma carga de café, desta vez, na cidade de Leopoldina, novamente frustrada por não desativarem o dispositivo de segurança da carga.
Em um trabalho de inteligência, a Polícia Civil de Miradouro, apurou os dois fatos na mesma investigação, identificando os suspeitos e representando pelas prisões. Por ocasião do cumprimento da ordem judicial, três deles já se encontravam presos na cidade de Campos dos Goytacazes e um ainda está foragido.
“Com essa ação de inteligência, desarticulamos uma quadrilha interestadual que vinha provocando grandes perdas aos empresários do ramo do café na região. Muito provavelmente, os investigados acreditavam na impunidade, mas não contavam com a trabalho brilhante realizado pelos investigadores”, elogiou o delegado Glaydson de Souza Ferreira.
Os investigados irão responder por três crimes de roubo majorado pelo emprego de arma, restrição à liberdade das vítimas e concurso de pessoas, podendo a pena máxima alcançar até 30 anos de prisão.
“Embora a carga não tenha sido subtraída por circunstâncias alheias à vontade dos suspeitos, o fato de ter subtraído dinheiro e celulares dos motoristas torna o crime consumado. Temos buscado ações realmente efetivas no combate à criminalidade organizada”, finalizou o delegado.
Asses
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.