Polícia
PCMG realiza operação para combater crime de poluição ambiental
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de técnicos da Copasa, cumpriu, nesta quinta-feira (9/2), mandado de busca e apreensão em um curtume na cidade de São Sebastião do Paraíso, Sul do estado.
A empresa investigada é alvo de frequentes reclamações por parte da população, que aponta diversos danos à saúde de moradores, devido ao forte odor provocado pela atividade desempenhada, referente ao descarte de efluentes supostamente poluídos em córrego da região.
A Polícia Civil e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente coletaram efluentes descartados ao longo dos últimos meses, os quais foram submetidos a análises laboratoriais, sendo constatado que o nível do metal cromo está acima do permitido pelas normas. Além do descarte irregular no córrego, foi descoberto outro ponto de descarte irregular dos efluentes aparentemente poluídos, em área de mata.
Segundo o delegado Rafael Gomes, o inquérito policial investiga crime de poluição ambiental qualificada, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de penas pecuniárias e restritivas de direito à pessoa jurídica que, neste caso, pode responder criminalmente.
As investigações prosseguem no âmbito da Delegacia de Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.