Polícia
PCMG recebe doações destinadas às vítimas de violência doméstica em BH

Em uma parceria da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) com a Polícia Militar (PMMG), se reuniram, na manhã desta terça-feira (27/6), autoridades, apoiadores, policiais civis e militares e demais servidores para formalizar a entrega de 1.505 kits de higiene pessoal. O material arrecadado a partir de uma iniciativa da PMMG foi entregue à Casa da Mulher Mineira, em Belo Horizonte, e será direcionado às mulheres em situação de violência.
Os kits doados são fruto do Concerto Musical Beneficente Orquestra Sinfônica da PMMG e Coral Lírico de Minas Gerais, realizado em maio deste ano para comemorar o 47º aniversário do Comando de Policiamento da Capital. Todos os ingressos do evento foram convertidos em doações de itens de higiene pessoal para o Espaço Reviver da Casa da Mulher Mineira, que integra o Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam).
Entre personalidades atuantes em prol do combate à violência contra a mulher, a chefe do Defam, delegada-geral Carolina Bechelany, representou a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboje, e destacou a união de esforços. “Estamos entre grandes profissionais de duas instituições que integram a rede de proteção de acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica em Belo Horizonte e que se unem diuturnamente para uma atuação honrosa: garantir a segurança e o acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar”.
A delegada também enfatizou a importância da iniciativa. “Todo o material arrecadado, repassado ao espaço Reviver da Casa da Mulher Mineira, irá efetivamente proporcionar às mulheres em situação de violência doméstica um atendimento mais humanizado e acolhedor. Além de suprir algumas necessidades daquelas vítimas que precisam abandonar seus lares às pressas apenas com as roupas do corpo, será uma oportunidade dessas mulheres recomeçarem”, destacou. Ainda, a chefe do Defam oficializou os agradecimentos: “Institucionalmente, é uma forma de reforçar os laços e engrandecer ainda mais a PCMG e a PMMG. Recebam o nosso muito obrigada!”.
Homenagem
Como anfitriãs, as delegadas Carolina Bechelany; Renata Ribeiro, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid); e Karine Tassara, titular da Casa da Mulher Mineira, homenagearam as autoridades presentes da Polícia Militar. O coronel Micael Henrique Silva e a tenente-coronel Ivana Ferreira Quintão receberam certificados e foram presenteados pela PCMG.
Os participantes foram convidados pela delegada Karine a conhecer todo o espaço da Casa da Mulher Mineira ao encerrar a solenidade. “Agradeço aos servidores da Casa a dedicação ao prestar um serviço de excelência, e à PMMG a iniciativa e o envolvimento também para concretizar o acolhimento e um atendimento mais humanizado à mulher em situação de violência doméstica na capital”, finalizou.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro