Polícia
PCMG reforça combate ao tráfico de drogas na capital e na RMBH

Nesta semana, em repressão ao tráfico de drogas, a Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou duas ações distintas, resultando em cinco prisões e apreensão de expressiva quantidade de materiais. Em Rio Acima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na terça-feira (30/4), um homem, de 48 anos, foi detido em flagrante por cultivar maconha em sua residência, localizada em um condomínio. Em outra operação, hoje (2/5), quatro suspeitos de integrar uma organização criminosa atuante na região Nordeste da capital foram presos.
As ações policiais foram realizadas pelo Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), por meio da 1ª e da 5ª Delegacia Especializada.
Cultivo em Rio Acima
De acordo com o delegado Fernando Thomaz, titular da 1º Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico, os trabalhos em Rio Acima foram realizados para apurar informações repassadas à equipe de que em condomínio haveria o plantio de maconha. Os levantamentos indicam que, além do comércio da droga em gramas, no local era produzido THC na condição de óleo para uso em cigarros eletrônicos e como medicação.
“Verificamos, inclusive, que o plantio da maconha era separado por espécies”, informa o delegado ao completar que até mesmo a casa de boneca da filha do investigado, que ficava no quintal da casa, estava sendo utilizada para “secagem” das drogas.
Em relação ao óleo, o delegado informa que a produção era feita sem controle pelos órgãos competentes ou por profissional habilitado. “Isso é uma coisa que nos preocupa, porque toda medicação tem que ter controle da Anvisa. E as pessoas podem estar aproveitando um preço mais em conta para medicar filhos, pessoas idosas, ou utilizar a desculpa de tratamento homeopático para utilização em cigarros eletrônicos para consumo da droga mesmo”, pontua.
No local, foram apreendidos pés de maconha de diversas espécies, além de artefatos para produção e armazenamento da droga; óleo de cannabis sativa e apetrechos para extração do óleo; objetos que faziam parte do funcionamento da estufa; e aparelhos eletrônicos. O delegado completa que os policiais também observaram, em anotações, a venda da droga por gramas, com alguns nomes, referente à maconha em si. As investigações prosseguem.
Operação Pacificação
Nesta quinta-feira (2/5), a equipe da 5ª Delegacia de Combate ao Narcotráfico deflagrou a operação Pacificação para cumprimento de quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, nos bairros Concórdia e Renascença, região Nordeste da capital. Na localidade, a Polícia Civil identificou uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas e que exercia controle na região por meio de terror e uso de armas de fogo de grosso calibre.
Quatro investigados, com idades entre 18 e 24 anos, foram presos. Um deles foi surpreendido pela polícia durante a ação portando uma metralhadora de fabricação artesanal com carregador estendido.
O delegado responsável pela operação, Davi Moraes Pinto, ressalta a importância da ação frente ao temor que a população da região vivia com a presença da organização criminosa. “Os investigados utilizavam armas de grosso calibre e existia uma tensão em relação ao controle do narcotráfico na localidade. Por isso, os moradores viviam temerosos com os conflitos provocados por essa situação, envolvendo armas que potencializavam esse perigo”, enfatizou.
Também foram apreendidos diversos materiais utilizados para o tráfico de drogas, dentre eles embalagens plásticas, balança de precisão, máquina de cartão, maconha, crack, cocaína e celulares.
Participaram da operação Pacificação 14 policiais civis do Denarc.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem