Polícia

PMMG realiza Webinário sobre atendimento de pessoas com deficiências ocultas

Publicados

em

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da Diretoria de Operações (DOP), realizou nessa quarta-feira, 24.04, um Webinário envolvendo todas as unidades operacionais e administrativas da instituição para alinhar os procedimentos em relação aos atendimentos de pessoas com deficiências ocultas, além de proporcionar aos participantes as devidas atualizações e trocas de experiências no campo da prevenção criminal e atendimento humanizado aos grupos vulneráveis.

As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, tais como a surdez, o autismo, as deficiências cognitivas, entre outras.

O Webinário contou com seguintes palestras:

* Deficiências Ocultas – palestrante 1º Tenente QOS, Luisa Lucena Barbosa de Medeiros, pediatra do Hospital da Polícia Militar (HPM); * Foco no Atendimento à Pessoa, com TEA Ernane Alves – artista plástico, cineasta, escritor e autista nível 1;* Acessibilidade ao idioma LIBRAS – palestrante Kátia Cilene Tupinambás Moreira, pedagoga, geógrafa e professora de Libras; * A Visão do MP na Abordagem em Contextos Especiais – palestrante promotor de Justiça (CAO-DH) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Francisco Ângelo Silva Assis;* Atendimento a Pessoas com Deficiências Ocultas – palestrante cabo Bruna Cristina da Silva Hudson, psicóloga, mestra, doutoranda em Educação, com ênfase no atendimento às pessoas com deficiência e multiplicadora de Prevenção à Violência Doméstica (PVD);

Leia Também:  PMMG realiza Workshop para construção do Plano Estratégico da instituição para o quadriênio 2024 a 2027

Identificação

Em 17 de julho de 2023 entrou em vigor a Lei nº 14.624, que altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para instituir o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.

Fonte: Policia Militar de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  TJMG realiza última edição da Feira Cidadania Solidária em 2023

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA