Polícia
Polícia Civil homenageia servidores com entrega do Troféu O Tira

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) entregou, na manhã desta sexta-feira (19/5), o Troféu “O Tira”, em homenagem ao aniversário do ano de criação da instituição no Brasil, celebrado em 21 de maio – Dia da Polícia Civil. O governador Romeu Zema foi o agraciado de honra desta edição, que também contempla 56 policiais civis de todas as carreiras, pelo trabalho desempenhado em favor da instituição e da segurança pública.
As indicações para o troféu são realizadas pelo Conselho Superior da Polícia Civil, que leva em consideração, por exemplo, o histórico do profissional, a ética e a dedicação.
Dois conselheiros da instituição também foram homenageados pela chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, e membros do Conselho Superior: o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado-geral Júlio Wilke, e o superintendente de Informações e Inteligência Policial, delegado-geral Antônio Junio Dutra Prado.
Em discurso, a chefe da PCMG enalteceu o trabalho dos policiais e servidores administrativos em prol da sociedade, lembrando ainda da importante contribuição daqueles que já passaram pela instituição. “Resta-me destacar, mais uma vez, o imenso orgulho que tenho em integrar a Polícia Civil de Minas Gerais e a honra que tenho de hoje chefiá-la, parabenizando, em nome dos agraciados desta manhã, todos os policiais civis pelo seu dia”, destacou.
Gamboge ainda falou sobre os trabalhos em andamento pela atual gestão, como a revisão do Planejamento Estratégico, a inserção e atualização dos meios tecnológicos de inteligência policial e o aprimoramento do ensino e capacitação de policiais e servidores administrativos.
Homenageados
O governador Romeu Zema, agraciado de honra desta edição, falou sobre os avanços da PCMG e relembrou o primeiro contato que teve com a instituição, há cerca de quatro anos. “Naquela ocasião, eu disse que teria como meta, no meu governo, tornar a Polícia Civil uma instituição melhor. Não que ela não fosse boa, mas toda instituição é passível de melhorias. Desde então, temos trabalhado nesse sentido e quem está na Polícia Civil há mais tempo sabe que nós conseguimos fazer avanços expressivos”, destacou Zema, que ainda ressaltou a competência da atual chefe da PCMG para dar continuidade aos avanços na instituição.
Já o porta-voz da PCMG, delegado Saulo Castro, um dos agraciados deste ano, falou em nome dos homenageados: “Receber o Troféu O Tira, que certamente exibiremos orgulhosos em nossas mesas de trabalho, significa o reconhecimento de uma trajetória de dedicação à Polícia Civil, de respeito à coisa pública e de busca incansável pela justiça”.
Por fim, o chefe do 6º Departamento em Lavras, delegado Fernando Bettio, também agraciado com o troféu, destacou a representatividade das unidades policiais do interior, presente em grande número na honraria mais importante da instituição. “Nós, do interior, agradecemos pelo reconhecimento do Conselho Superior da PCMG aos policiais que se destacam também no interior do estado. Esse reconhecimento, com a entrega do troféu, reflete a aproximação de todas as equipes com o Conselho Superior da Polícia Civil”, reforçou.
Além dos agraciados, acompanhados por amigos e familiares, participaram do evento o governador do Estado, Romeu Zema, o Conselho Superior da PCMG, a deputada federal delegada Ione Barbosa, o secretário de Educação Igor Vasconcelos, além de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Troféu
A honraria foi instituída por meio da Resolução nº 6.593, de 2 de julho de 2002, e destina-se a agraciar integrantes do Quadro Específico de Provimento Efetivo da PCMG que tenham se destacado no exercício de suas funções.
O troféu é confeccionado em metal e utiliza a figura estilizada do policial que ficou conhecido como “O Tira”, contendo em sua base o nome do agraciado. Há, também, a inscrição “ao comemorar seu aniversário de criação no Brasil, a Polícia Civil homenageia aqueles que ajudam a fazer a sua história”.
Lista dos agraciados:
Adriana Maria da Silva
Alessandra Escobar Vieira Wilke
Alessandro Mior Gambogi
Alexander Richard Recieri
Alexander Santos Dionísio
Alexandre Torres Pimenta
Ana Paula Reis de Carvalho
André Luiz Abrantes Godinho
Antônio Junio Dutra Prado
Arnaldo Gomes de Oliveira Filho
Bruno Henrique Moreira Ferreira
Cláudia Gouthier De Carvalho
Cristiano Luiz de Paula Daiana Silva
Caetano Daniel De Andrade Ribeiro Teixeira
Daniela Maria Gardini Linhares
Daniela Seabra dos Santos
Danielle Durães Altaf Silva
Eduardo Borgato Barbedi
Eduardo Xavier Alvernaz
Emílio Oliveira E Silva
Érica Xavier Aleixo
Fabiano Marques da Silva Santos
Felipe Jardel dos Reis Araújo
Fernando Augusto Bettio
Fernando Marçal Soares Batista
Franco de Paula Almeida
Gerson Coelho Cavalcante Júnior
Guilherme Guimarães Catão
Gustavo Fagundes Neto
Higor Lopes Ribeiro
Jomara Maria Madazio
José Moreira de Freitas
Júlio Wilke
Karina Resende Oliveira Vorcaro
Leonardo Dias Borges da Mota
Lilian Cristina Zaza Santos Barrera
Luiz Cláudio Vasconcelos de Sousa
Luiz Giovanni Guimarães Guedes
Marco Aurélio de Oliveira Resende
Marco Aurélio Matos da Costa
Mércia Leite Pinheiro de Ávila
Michele Aparecida Mendes Batista
Michelle Valéria Manzalli Campos
Oberdan Campos Braga
Pedro Henrique De Almeida
Rafael Leandro de Paula Costa
Renata Rodrigues de Oliveira Batista
Renato Lopes De Medeiros
Rodrigo Eduardo de Noronha
Rogério Alessandro Batista Motta
Saulo De Tarso Gonçalves da Silva Castro
Siomara Aparecida Tinoco Da Silva
Thiago Megale Giovane Viviane Nepomuceno Rodrigues
Vladimir Soares Guimarães
*Romeu Zema (Agraciado de Honra)
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor