Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Polícia Civil lança projeto “Chame a Frida” em Três Corações

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Ferramenta de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, o projeto “Chame a Frida”, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), entra em operação no município de Três Corações, Sul do estado. A cerimônia de lançamento do chatbot da atendente virtual ocorreu nessa sexta-feira (27/10), em solenidade realizada na Câmara Municipal, com a presença da chefe da instituição, delegada-geral Letícia Gamboge.

O acionamento da Frida é feito via aplicativo WhatsApp, com o número (31) 99363-1497 na cidade. O atendimento é realizado da seguinte forma: a vítima inicia uma conversa e, de forma automática, por meio de mensagens pré-programadas, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.

Por meio do chatbot, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.

Durante o evento, a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Três Corações, delegada Hipólita Brum de Carvalho, ressaltou a importância da implantação do projeto: “A chegada do ‘Chame a Frida’ vem para coroar um momento histórico que estamos vivenciando em nossa cidade, que conta com mais de mil dias sem feminicídio, e ainda com a promulgação de duas leis municipais no combate à violência doméstica, que são a casa de apoio às vítimas de violência doméstica e o aluguel social”.

Leia Também:  PMMG e PCMG reforçam estratégias para manutenção da ordem e da paz em Teófilo Otoni 

Proximidade

O “Chame a Frida” é um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto, tornando Minas Gerais pioneira no atendimento virtual ininterrupto por aplicativo. O objetivo da implantação do projeto é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil, por meio desse primeiro contato com as vítimas. A iniciativa compõe a Lei 22.256/2022, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no estado, e opera em 50 municípios mineiros de diferentes regiões.

A Deam em Três Corações está localizada na Avenida Rei Pelé, 1.350 A, bairro Jardim das Hortênsias, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.

Homenagem

Na cerimônia de lançamento do Chame a Frida, a PCMG realizou uma homenagem, com a entrega de certificados aos “Amigos e Colaboradores da Polícia Civil”, reconhecendo a parceria de autoridades do Legislativo Municipal, Estadual e Federal; do Poder Judiciário, do Ministério Público; do Executivo Municipal; das forças de segurança atuantes na região; além de representantes da advocacia e da sociedade civil organizada.

Leia Também:  Governo de Minas publica convênio para elaboração de projeto de pavimentação da rodovia AMG-930

Participaram da solenidade a chefe adjunta da PCMG, Rita Januzzi; o chefe do 6º Departamento de Polícia Civil, Fernando Augusto Bettio; a delegada regional em Três Corações, Alexandra Gonçalves de Oliveira; o porta-voz da PCMG, delegado Saulo de Tarso; a idealizadora do “Chame a Frida”, escrivã de polícia Ana Rosa Campos; o presidente da Câmara Municipal, José Maria Lacerda; a deputada federal Delegada Ione; os deputados estaduais Delegada Sheila e Professor Cleiton; a juíza de Direito Karen Cristina Lavoura Lima; o promotor de Justiça Enzo Pravatta Bassetti; o chefe da Polícia Federal em Varginha, Alexandre Silveira de Oliveira; o comandante da Escola de Sargento das Armas, general de brigada Reinaldo Salgado Beato; o comandante da 16ª Cia Ind. PM, tenente-coronel Júlio César Divino Junior; o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Rony Souza Ferraz; o diretor da Penitenciária Regional de Três Corações, José Roquim de Carvalho; entre outros convidados.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Frutal - 212 tabletes maconha são apreendidos no Triângulo Mineiro 

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA