Polícia

Polícia Civil lança projeto “Chame a Frida” em Três Corações

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Ferramenta de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, o projeto “Chame a Frida”, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), entra em operação no município de Três Corações, Sul do estado. A cerimônia de lançamento do chatbot da atendente virtual ocorreu nessa sexta-feira (27/10), em solenidade realizada na Câmara Municipal, com a presença da chefe da instituição, delegada-geral Letícia Gamboge.

O acionamento da Frida é feito via aplicativo WhatsApp, com o número (31) 99363-1497 na cidade. O atendimento é realizado da seguinte forma: a vítima inicia uma conversa e, de forma automática, por meio de mensagens pré-programadas, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.

Por meio do chatbot, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.

Durante o evento, a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Três Corações, delegada Hipólita Brum de Carvalho, ressaltou a importância da implantação do projeto: “A chegada do ‘Chame a Frida’ vem para coroar um momento histórico que estamos vivenciando em nossa cidade, que conta com mais de mil dias sem feminicídio, e ainda com a promulgação de duas leis municipais no combate à violência doméstica, que são a casa de apoio às vítimas de violência doméstica e o aluguel social”.

Leia Também:  Ipatinga - Polícia Militar rodoviária apreendeu 600 quilos de maconha

Proximidade

O “Chame a Frida” é um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto, tornando Minas Gerais pioneira no atendimento virtual ininterrupto por aplicativo. O objetivo da implantação do projeto é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil, por meio desse primeiro contato com as vítimas. A iniciativa compõe a Lei 22.256/2022, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no estado, e opera em 50 municípios mineiros de diferentes regiões.

A Deam em Três Corações está localizada na Avenida Rei Pelé, 1.350 A, bairro Jardim das Hortênsias, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.

Homenagem

Na cerimônia de lançamento do Chame a Frida, a PCMG realizou uma homenagem, com a entrega de certificados aos “Amigos e Colaboradores da Polícia Civil”, reconhecendo a parceria de autoridades do Legislativo Municipal, Estadual e Federal; do Poder Judiciário, do Ministério Público; do Executivo Municipal; das forças de segurança atuantes na região; além de representantes da advocacia e da sociedade civil organizada.

Leia Também:  De baixo dos tapetes para trás das grades!

Participaram da solenidade a chefe adjunta da PCMG, Rita Januzzi; o chefe do 6º Departamento de Polícia Civil, Fernando Augusto Bettio; a delegada regional em Três Corações, Alexandra Gonçalves de Oliveira; o porta-voz da PCMG, delegado Saulo de Tarso; a idealizadora do “Chame a Frida”, escrivã de polícia Ana Rosa Campos; o presidente da Câmara Municipal, José Maria Lacerda; a deputada federal Delegada Ione; os deputados estaduais Delegada Sheila e Professor Cleiton; a juíza de Direito Karen Cristina Lavoura Lima; o promotor de Justiça Enzo Pravatta Bassetti; o chefe da Polícia Federal em Varginha, Alexandre Silveira de Oliveira; o comandante da Escola de Sargento das Armas, general de brigada Reinaldo Salgado Beato; o comandante da 16ª Cia Ind. PM, tenente-coronel Júlio César Divino Junior; o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Rony Souza Ferraz; o diretor da Penitenciária Regional de Três Corações, José Roquim de Carvalho; entre outros convidados.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Terceira Vice-Presidência do TJMG inicia expansão do Projeto Paternidade para Todos

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA