Polícia
Polícia Civil reinaugura Delegacia em São João Evangelista
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta sexta-feira (14/6), a cerimônia de reinauguração da Delegacia de Polícia Civil em São João Evangelista, no Vale do Rio Doce. A unidade servirá como ponto de atendimento à população e de investigação também para o município de Coluna. Juntas, as duas cidades somam mais de 24 mil habitantes.
A obra foi realizada com recursos provenientes do Poder Judiciário, por meio de edital de penas pecuniárias. A solenidade ocorreu no Clube Social da cidade e contou com o pronunciamento do titular da Delegacia de Polícia Civil em São João Evangelista, delegado Robert Salles; do delegado regional em Guanhães, Ulisses Dias de Sousa Filho; e do chefe do 8º Departamento em Governador Valadares, delegado-geral Vinicius Sampaio da Costa, representando, no ato, a chefe da PCMG, delegada-Geral Letícia Gamboge.
De acordo com o delegado Robert Salles, nos últimos três anos a Polícia Civil alcançou índice de resolução das demandas no município de quase 127%, e a reestruturação da delegacia incrementar a humanização dos atendimentos, conforme as normas de direitos humanos da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Essa transformação foi possível graças à parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública local, o Fórum Municipal, prefeituras e diversos servidores, que demonstram a importância do serviço público para a sociedade”, destacou Salles.
Para o chefe do 8º Departamento, a reforma proporcionou um ambiente mais moderno, seguro e acessível. “Isso permitirá a realização dos trabalhos de polícia judiciária com mais conforto, qualidade e eficiência à comunidade”, avaliou Vinícius Sampaio.
A solenidade contou, ainda, com a presença de representantes da PCMG, do Poder Executivo Municipal e do Legislativo Estadual e Federal, entre outras autoridades locais e membros da sociedade civil organizada.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.