Polícia

Polícia Civil segue em ação no Movimento Maio Amarelo

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Em continuidade às ações desenvolvidas no contexto do movimento Maio Amarelo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ao longo desta semana, participou de diversas ações educativas de trânsito em Belo Horizonte.

As atividades, desenvolvidas por servidores do Departamento Estadual de Investigação a Crimes de Trânsito (Deictran) e da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Crimes de Trânsito (Depict), em parceria com as demais forças de segurança, órgãos estaduais e municipais, entidades organizadas e empresas, têm o objetivo de conscientizar a população e contribuir para a redução de acidentes, mortos e feridos, nas vias e rodovias do país.

Blitz

Na manhã de hoje (16/5), a PCMG participou de uma blitz educativa da área para exames práticos de direção do bairro Mantiqueira, com o objetivo de conscientizar os candidatos acerca da segurança viária.

Além de orientar os motoristas, foram verificadas as condições dos veículos e as respectivas documentações, assim como possíveis infrações penais e mandados de prisão em aberto.

Ação educativa

Leia Também:  Polícia Militar Rodoviária recebe 71 novas viaturas 

Em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), no dia 8 de maio, no Shopping Topázio Mall, no bairro Castelo, foi disponibilizado para motociclistas da capital mineira um curso de pilotagem defensiva gratuito, que se estenderá ao longo dos próximos meses, com a previsão de alcançar cerca de 6 mil condutores. O evento também contou com a participação da Diretoria de Transportes da PCMG, com a exposição de viaturas antigas.

Já nessa quarta-feira (15/5), durante a “3ª Mostra de Educação e Segurança no Trânsito”, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a equipe da Depict expôs o projeto do Núcleo de Mediação Restaurativa do Trânsito (Medtrans), atualmente aplicado na sede da Divisão.

O Medtrans é um processo de reconstrução do diálogo e da escuta entre pessoas em litígio em razão de um acidente de trânsito, por meio de um terceiro que atua como facilitador da reaproximação das partes. Somente neste ano, cerca de 50 pessoas foram atendidas pelo programa na Depict, desafogando o Poder Judiciário, além de trazer um desfecho mais rápido e evitando, ainda, eventual escalonamento da violência.

Leia Também:  Operação resulta em prisão de idosos por comércio de arma de fogo

Programação PCMG

Durante a próxima semana, em Belo Horizonte, estão previstas as seguintes atividades com a participação da PCMG:

– Dia 21 (terça-feira): das 8h30 às 12h, profissionais envolvidos com a área de segurança viária (delegados, peritos, entre outros) irão ministrar palestras para alunos de escolas da capital, com idades entre 12 e 21 anos, no auditório da UNA, no bairro Lourdes.

– Dia 22 (quarta-feira): palestra ministrada por Rodrigo Otávio Gomes Fagundes, delegado lotado na Depict, para os alunos do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Sargento, no bairro Prado.

– Dia 23 (quinta-feira): blitz educativa no entorno do Colégio Batista, no bairro Buritis.

– Dia 24 (sexta-feira): blitz educativa no entorno do Colégio Tiradentes, no bairro Santa Tereza.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Pessoa se passa por funcionário da prefeitura de Passos

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA