Polícia

Polícia Militar investe em tecnologia para otimizar os recursos e melhor atender o cidadão de forma orientada

Publicados

em

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) participou na manhã desta sexta (19), no laboratório DCC (ICEX/UFMG) de uma reunião de alinhamento, para discutir as decisões relacionadas ao desenvolvimento da Encomenda Tecnológica (ETEC), o Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGOp). A reunião contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, militares da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional, PM3 e Centro de Tecnologia e Sistemas, que se reuniram junto a diversos atores, incluindo gestores, desenvolvedores e analistas envolvidos no projeto.

Durante a apresentação, a PMMG foi informada sobre o progresso dos processos relacionados ao desenvolvimento dos componentes épicos da primeira fase do projeto, com destaque para o Módulo Escala. Este módulo, essencial para a PMMG, abrange diversas funcionalidades cruciais, como o cálculo da carga horária dos militares.

No que se refere à análise criminal, foi demonstrado um Dashboard de visão geral, que permite identificar padrões no comportamento criminal, por meio de filtros, considerando a modalidade do crime. Além disso, apresentou-se uma tendência preditiva da criminalidade, por dia da semana, horário, local, entre outros parâmetros.

Leia Também:  Inscrições: A Fauna Silvestre e Doméstica e a Atuação da Polícia Civil

Durante o encontro, foi compartilhado um estudo sobre a viabilidade de, ao receber uma solicitação de atendimento para registro de ocorrência pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), o próprio sistema sugerir a definição de rota, com base em pontos críticos de criminalidade. Isso possibilitaria o aproveitamento eficiente dos recursos, direcionados para o atendimento da ocorrência, realizando, durante o deslocamento, um patrulhamento preventivo em áreas consideradas críticas pela análise preditiva do sistema.


Fonte: Policia Militar de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Janaúba: PCMG apura crimes contra a honra praticados nas redes sociais

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA