Polícia
Preso líder de grupo especializado em extorsão mediante sequestro
Nesta terça-feira (20/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou mais uma fase da operação Ordinem, que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso especializado em extorsão mediante sequestro nas regiões de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, e Águas Vermelhas e Divisa Alegre, no Norte do estado.
Durante a ação policial, desencadeada para cumprimento de três mandados de prisão e de busca e apreensão, o homem identificado como líder da organização criminosa e o irmão dele foram presos no município de Mateus Leme, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Um terceiro integrante foi detido em Juatuba, também na RMBH.
Segundo o delegado Danilo Fernandes Souza, responsável pelas investigações, a prisão da liderança terá grande impacto na região. “Afinal, segundo investigações, o grupo é responsável por dezenas de crimes de roubo de cargas (avaliadas em milhões), homicídios, tráfico de drogas e extorsões mediante sequestro, que, além de lesar o patrimônio das vítimas, causa consequências ao psicológico das mesmas”, destaca.
Souza também informou que os levantamentos continuarão no intuito de levantar novas informações relativas aos crimes sob apuração e para identificar a participação de outros envolvidos.
Ordinem
A primeira fase da operação foi deflagrada pela PCMG no dia 20 de abril, ocasião em que foram cumpridos oito mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Águas Vermelhas e Curral de Dentro, no Jequitinhonha e no Norte de Minas, bem como em Mateus Leme, na RMBH,e Sete Lagoas, na região Central do estado. Na ação, foram ainda recuperados três caminhonetes de luxo, um automóvel e diversos pertences de vítimas.
Com a segunda fase da ação, a equipe da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Pedra Azul, responsável pelas investigações, prendeu um total de 21 suspeitos de envolvimento em crimes violentos cometidos próximo a rodovias, como a BR-251 e a BR-116.
O nome da operação significa em latim “ordem”, objetivo alcançado pela PCMG com as ações policiais.
A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp).
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.