Polícia
Projeto Remodelagem do Defam é finalista do Prêmio Inova MG
O Projeto Remodelagem, executado pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), está entre os seis finalistas do Prêmio Inova Minas Gerais de 2022.
A classificação na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso – Inovação em Processos Organizacionais” foi publicada nesta segunda-feira (24/10) no site do prêmio.
O Projeto Remodelagem Organizacional da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Belo Horizonte (ProDeam) tem como objetivo promover investigação de infrações penais praticadas em razão do gênero, no contexto da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que ocorreram até o ano de 2019.
De acordo com a coordenadora do projeto, delegada Amanda Machado Celestino Pires, dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil de Minas Gerais, o ProDEAM é um cartório da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, cujas atribuições são as definidas pela Resolução nº 8.004/2018. “O ProDEAM visa ao saneamento de inquéritos policiais que envolvam violência de gênero contra a mulher, apuração e consequente redução do passivo de procedimentos investigatórios em tramitação nos cartórios da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Belo Horizonte”, explicou a delegada.
Prêmio Inova Minas Gerais
A premiação, instituída pelo Decreto 46.976 de 04 de abril de 2016, tem como objetivo estimular os servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos no desenvolvimento de uma cultura de inovação por meio de premiação de ideias e iniciativas inovadoras, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais, visando à transformação e à melhoria dos serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários, bem como o reconhecimento e valorização dos agentes públicos estaduais que atuam de forma criativa e proativa com a apresentação de experiências e a formulação de ideias passíveis de implementação na Administração Pública Estadual.
Vote no ProDEAM
A votação popular para os trabalhos finalistas do Prêmio Inova Minas Gerais ocorrerá entre os dias 07 a 24 de novembro deste ano. A votação será feita no aplicativo MG APP e no site https://cidadao.mg.gov.br/.
Lembre-se de atualizar seu aplicativo durante o período de votação para habilitar a opção de “Votação Prêmio Inova”.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.