Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Prova de legislação de trânsito em Libras chega a Juiz de Fora

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementa no 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora a prova eletrônica de legislação de trânsito na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O novo sistema começou a funcionar no início de março e é composto de questões do banco de provas elaboradas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O sistema seleciona as questões aleatoriamente, e a tradução do texto é feita por meio eletrônico, com auxílio de um “avatar”, para a Língua de Sinais.

Antes, o exame de legislação aplicado para candidatos com deficiência auditiva era realizado apenas na capital, por meio de uma prova escrita, com a mediação de um intérprete de Libras para auxiliar na compreensão das perguntas. Agora, a prova já está disponível da sede do Detran-MG em Juiz de Fora e pode ser feita, inclusive, por candidatos de outras cidades próximas.

A chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, delegada-geral Flávia Mara Camargo Murta, destaca a importância da acessibilidade às pessoas surdas, considerando que a Libras é a segunda língua oficial do país. “Estamos cumprindo com o nosso papel de forma mais eficiente, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro assegura a acessibilidade de comunicação em todas as etapas do processo de habilitação; e agora o candidato pode fazer isso mais perto de sua casa e de sua cidade. Isso traz acessibilidade e autonomia para a comunidade surda”, afirma.

Leia Também:  PCMG prende homem por latrocínio de empresário cometido em Guarapari

As etapas do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas surdas são as mesmas para todos os cidadãos: exames médico e psicotécnico; curso e prova de legislação; curso de prática veicular e o exame de direção. A marcação da prova com tradução em Libras deve ser feita por meio dos Centros de Formação de Condutores credenciados pelo Detran-MG, após o pagamentos dos Documentos de Arrecadação Estadual (DAE) específicos para cada etapa. Em Juiz de Fora, servidores da Banca Examinadora também estão habilitados em Libras para a aplicação do exame de direção

Reunião com Associação dos Surdos

Com o intuito de divulgar a nova ferramenta, a PCMG se reuniu com a Associação dos Surdos de Juiz de Fora (ASJF), nessa quinta-feira (9/3), na sede da Delegacia Regional de Polícia Civil em Juiz de Fora.

O novo sistema foi apresentado pela chefe do 4º Departamento ao presidente da ASJF, Gustavo Albuquerque, ao vereador Maurício Delgado, e ao ex-presidente da ASJF, João Renato Garcia. Também participaram da reunião um candidato surdo à 1ª habilitação, Jean Victor dos Santos. Toda a reunião foi traduzida para Libras pelo intérprete Cristiano Campos.

Leia Também:  Cotação Eletrônica de Preços - COTEP Nº 0007/2024

A ASJF é uma instituição organizada sem fins lucrativos sem sede oficial, e os diretores trabalham voluntariamente para que os surdos e os ouvintes se encontrem para iniciar as conversas em Libras, além de realizar eventos beneficentes anuais com os feriados comemorativos.

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Chega a 226 o número de municípios em situação de emergência pelas chuvas em Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA