Polícia
Santa Luzia: PCMG soluciona homicídio motivado pelo tráfico de drogas
Como desdobramento de uma investigação de homicídio relacionado com o tráfico de drogas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente um homem, de 32 anos, investigado por envolvimento na execução de um jovem, de 21. O crime ocorreu em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), enquanto o mandado de prisão foi cumprido na cidade vizinha, Vespasiano, no bairro Morro Alto, durante operação policial desencadeada na última sexta-feira (2/12).
O homicídio ocorreu em 5 de fevereiro deste ano, e, conforme apontam as investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios (DEH) em Santa Luzia, teve a participação de outro suspeito, de 29 anos, preso pela equipe da DEH no dia 21 de outubro, no bairro São Benedito, na cidade onde o crime foi cometido. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (6/12), a titular da unidade, delegada Adriana das Neves Rosa, informou que vítima e investigados integravam o mesmo grupo criminoso.
Segundo a delegada, cerca de seis meses antes de ser morto, o jovem de 21 anos, alvo de abordagem policial, teve apreendida uma carga de drogas de propriedade dos suspeitos, apontados como lideranças no tráfico – o preso recentemente seria o “patrão”; e o segundo, o “gerente” -, e foi detido. “Depois que saiu da prisão, a vítima chegou a ficar um tempo na casa de parentes na cidade do Rio de Janeiro, e, quando retornou para Santa Luzia, deixou de frequentar o local no qual eles atuavam, que é a Praça Carmem Miranda, no bairro Londrina”, contou ao pontuar que a execução está ligada à perda do entorpecente.
Entenda
Adriana Rosa informa que, na data do crime, a vítima saiu com o pai dela de carro para ir ao cabeleireiro. Ao retornarem, passaram a ser seguidos pela dupla. Um dos investigados estava em um veículo, e o outro pilotava uma motocicleta. “Em dado momento, o pai da vítima, que era o motorista, parou para buscar algum tipo de informação. Então, o suspeito que estava no veículo parou o automóvel no meio da via, impedindo a circulação dos demais, e, quando o carro em que a vítima estava se aproximou, ele já desceu e começou a efetuar os disparos.
O jovem saiu do carro e tentou fugir dos suspeitos, sem sucesso. O investigado que estava em uma motocicleta ainda prestou apoio ao comparsa, fornecendo fuga. O veículo utilizado pelo atirador foi deixado no local do crime, onde a polícia encontrou também um celular. “Desde o início, já havia a indicação de autoria, o que se confirmou durante as investigações. Comprovou-se que o aparelho celular encontrado no carro abandonado era de um dos suspeitos, bem como a propriedade do veículo, além da ligação entre os três”, conclui.
Indiciamento
O inquérito policial foi concluído e remetido à Justiça, com indiciamento dos investigados pela prática do crime de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Ambos os investigados encontram-se no sistema prisional.
A operação que resultou na prisão do suspeito de 32 anos foi coordenada pela Delegacia Especializada de Homicídios em Santa Luzia, com apoio da 3ª Delegacia de Polícia Civil em Vespasiano.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.