Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Serviços prestados à sociedade mineira encerram o Maio Laranja

Published

on

Divulgação/PCMG

Aliada à atuação repressiva de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) envolveu-se durante todo o mês de maio com as campanhas do Maio Laranja e intensificou as ações preventivas no enfrentamento à violência sexual infantil em Belo Horizonte. O resultado da prestação efetiva do serviço à sociedade foi o registro de denúncia diretamente na unidade especializada da capital.

Na última semana do mês, equipes da Delegacia Especializada em Proteção e Orientação à Criança e ao Adolescente (Depca) fecharam o Maio Laranja com conscientização em espaços públicos e palestras em escolas.

No domingo (26/5), os policiais civis distribuíram material informativo para comerciantes e frequentadores da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Penal, região Central de BH. A ação teve o objetivo de envolver toda a população a fim incentivar as denúncias e atuar com a PCMG no combate à violência sexual infantil.

Já na terça-feira (28/5), outra equipe da Depca conversou com alunos, de 16 a 70 anos, do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Polo de Educação Integrada na região do Barreiro. Eles aprenderam sobre os crimes, a responsabilidade dos pais e os sinais mais comuns em crianças vítimas de abuso sexual.

Ainda, na quarta-feira (29/5), os policiais da Depca apresentaram, em mais uma instituição da rede de ensino municipal, o projeto Semáforo do Toque. A ação voltada para crianças de 6 a 11 anos ocorreu na Escola Municipal Antonio Salles Barbosa, no bairro Tirol, região do Barreiro. Os alunos puderem aprender, de forma lúdica, sobre as partes do corpo que não podem ser tocadas por adultos, utilizando as cores do semáforo, com orientação também para toda comunidade escolar.

Leia Também:  Presidente do TJMG participa do Congresso da Magistratura Mineira

A chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), delegada Renata Ribeiro, comemora o resultado das ações com registro de denúncias na Depca. “Já houve denúncia de prática estupro de vulnerável depois da ação em uma escola, cujos fatos teriam ocorrido em 2018. Com a palestra, a vítima começou a chorar e a psicóloga da escola chamou a responsável legal para conversar, quando ela soube dos abusos”, relatou a delegada.

Campanhas

Em 2024, o Maio Laranja da PCMG mirou todos os públicos na prevenção à violência sexual. Para as crianças, o tema “Eu sei me cuidar” levou policiais civis a atuar diretamente com estudantes das escolas da rede pública de ensino com o projeto Semáforo do Toque. Outro foco foi voltado à exploração sexual de adolescentes: “Não Feche os Olhos para o Abuso” alcançou os estabelecimentos comerciais e a população em geral com material informativo na região Central de Belo Horizonte.

Balanço

Ao longo do mês de maio, os policiais civis do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam) envolveram-se na causa com realização de operações e ações preventivas. Foi amplamente divulgado material informativo por meio de cartilha, folders, cartazes e vídeos de crianças falando para crianças e também com simulação de fatos reais.

Leia Também:  Homem é preso por estupro em ação conjunta em Santa Rosa da Serra

Presencialmente em escolas da capital, o Semáforo do Toque foi apresentado para cerca de 30 instituições de ensino, dentre elas a Escola Estadual Ordem e Progresso, e o projeto também foi difundido para crianças em situação de vulnerabilidade.

Ainda, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), foram afixados cartazes do Maio Laranja em estabelecimentos comerciais da região central e distribuído material educativo à população, com a divulgação dos canais de denúncia, em ações na Guaicurus (parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública – Sejusp), Praça 7 e Feira de Artesanato.

Além das escolas e comércios, a PCMG realizou operação policial e também foi representada com participação em quatro audiências públicas sobre o tema.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Sargento corneteiro veterano atua voluntariamente em solenidades cívico/militares

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA