Polícia
Suspeito de tentativa de homicídio é preso na capital

Um homem de 23 anos, suspeito de tentativa de homicídio em Belo Horizonte, foi preso temporariamente, nessa terça-feira (29/11), durante ação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Militar. Ele foi detido no bairro Novo Aarão Reis, região Norte da capital, onde também foram apreendidas drogas.
As investigações tiveram início em 23 de junho deste ano, quando a vítima, um homem de 21 anos, sofreu o atentado, no bairro Granja Werneck, naquela mesma região. Um segundo suspeito, de 34 anos, que também teve participação no crime, já foi identificado e segue sendo procurado pela polícia.
O delegado José Olegário, titular do Núcleo de Prevenção e Repressão aos Crimes de Tentativa de Homicídio (NPRCTH), da Delegacia Regional em Venda Nova, revelou que o crime foi motivado pelo fato de os suspeitos – envolvidos no tráfico de drogas na região dos bairros Padre Miguel e Ribeiro de Abreu, na capital, e parte da cidade de Santa Luzia – acreditarem que a vítima estaria os denunciando à polícia.
“Como os investigados eram conhecidos da vítima, esta conseguiu identificá-los ao sobreviver à tentativa de assassinato, e nossas apurações progrediram até que representamos pelo mandado de prisão temporária, cumprido com o auxílio da equipe do 13º Batalhão de Polícia Militar”, informa Olegário.
Emboscada
Segundo apurado, no dia anterior aos fatos, a vítima foi impelida pelos suspeitos a trabalhar novamente em um ponto de tráfico de drogas, mesmo ela já tendo cumprido os serviços combinados com os envolvidos naquela data. No dia seguinte, 23 de junho, ao se deslocar para o local marcado, o homem foi surpreendido pelos dois suspeitos, que o forçaram a entrar em um carro.
No interior do veículo, a vítima sofreu diversas ameaças psicológicas até que a dupla a levou para um terreno baldio, onde o suspeito de 23 anos, a mando do mais velho, disparou quatro vezes contra ela. “A vítima só sobreviveu por se fingir de morta, e os suspeitos foram embora. Mais tarde, ela conseguiu pedir socorro e foi atendida em uma unidade hospitalar, onde recebeu os tratamentos necessários”, detalha José Olegário. “Posteriormente, ela confirmou à polícia a identidade dos investigados”, completa o delegado, acrescentando que outros possíveis integrantes da mesma associação criminosa são investigados.
Prisão
O suspeito de 23 anos foi preso ao sair da residência, localizada no bairro Novo Aarão Reis. Na casa, os policiais apreenderam meia barra de maconha e porções pequenas da mesma droga, além de apetrechos comumente utilizados para distribuição de entorpecentes. Assim, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Após ser ouvido na delegacia, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional. Ele já possui passagens policiais pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto.
O delegado regional em Venda Nova, Caio Almeida, chama a atenção para os resultados alcançados por meio da atuação do NPRCTH, que, somente nos últimos meses, já registrou diversas prisões, com conclusão rápida dos inquéritos policiais. “Ressalto, assim, a importância do trabalho integrado com a Polícia Militar, que, em união de esforços operacionais e de inteligência, tem demonstrado eficiência em inúmeras ações policiais que contribuem para a redução da criminalidade na região de Venda Nova”, finaliza.
Fonte: Polícia Civil MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor