Polícia
Três Pontas: 11 pessoas são presas pela PCMG durante operação Aletheia
Onze pessoas, com idades entre 19 e 36 anos, foram presas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na manhã desta terça-feira (9/1), durante a operação Aletheia, desencadeada na cidade de Três Pontas, no Sul do estado. Entre os presos, sete foram detidos em virtude de mandado judicial preventivo e outros quatro, em flagrante por tráfico e posse ilegal de arma de fogo.
Ainda no curso dos trabalhos, equipes da PCMG cumpriram dez ordens de busca e apreensão em diversos bairros da cidade, resultando na localização de mais de dois mil pinos de cocaína, oito tabletes e outras porções pequenas de maconha, uma pedra grande de crack, uma porção de haxixe, duas espingardas calibres 12 e 28, dez munições calibre 12, duas balanças de precisão, pequena quantia em dinheiro, material para embalar drogas, além de oito gaiolas com pássaros mantidos de forma irregular (encaminhados à Polícia Militar Ambiental).
A ação teve como alvo um grupo criminoso suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade.
Início dos trabalhos
As investigações iniciaram após o roubo de uma camionete, ocorrido no dia 23 de novembro de 2023, em Três Pontas. Na ocasião, dois homens armados desembarcaram de uma moto, abordaram a vítima que se preparava para entrar no veículo e anunciaram o crime.
Os suspeitos teriam obrigado a vítima a entrar no carro, mas, quando se preparavam para dar partida no veículo, ela se aproveitou de um descuido e conseguiu desembarcar da camionete. Diante disso, os suspeitos fugiram em alta velocidade.
A Polícia Militar foi imediatamente acionada, realizando rastreamento na região. Na oportunidade, os militares localizaram a camionete parada no pátio de um restaurante em Perdões, a cerca de 80 quilômetros de distância, porém, os suspeitos não foram encontrados.
Por meio de investigações, a PCMG identificou sete pessoas envolvidas no crime, sendo os dois executores que aparecem nas filmagens, um terceiro que recebeu o veículo e o conduziu para Perdões, além de outros quatro que participaram do planejamento do crime. A ação, ainda segundo as apurações da Polícia Civil, ocorreu a mando de traficantes atuantes na cidade, como forma de quitar dívidas de drogas dos executores.
Aletheia
A operação contou com 35 policiais civis das delegacias em Três Pontas, Varginha, Boa Esperança, Elói Mendes, Guapé e Campo Belo, além de cinco policiais penais.
O nome escolhido para a operação, Aletheia, deriva do grego e significa verdade ou não escondido.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.