Polícia

Uberlândia: PCMG prende motorista que tentou forjar roubo de caminhão

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Um motorista, de 55 anos, foi preso em flagrante em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), após tentar forjar o roubo do caminhão e dos dois reboques que estavam sob sua responsabilidade. O crime ocorreu na tarde da última sexta-feira (8/3), e as investigações tiveram início antes da comunicação do suposto roubo, após policiais civis se depararem com o veículo parado no meio da rua.

Investigações

No bairro Morada dos Pássaros, em Uberlândia, policiais civis observaram um caminhão estacionado de forma suspeita e iniciaram as investigações. Ao perceber que a porta do veículo estava aberta, o rádio havia sido retirado e o motorista não estava no local, a equipe suspeitou de um crime. Moradores teriam afirmado, ainda, que o caminhão estava abandonado, sem os reboques, há no mínimo quatro horas.

Os policiais não encontraram impedimentos vinculados à placa do veículo e entraram em contato com a empresa que constava nas notas fiscais deixadas no interior do caminhão. A equipe foi informada que o caminhão e as carretas estavam desaparecidas; o motorista teria deixado uma carga de soja em Uberaba pela manhã, e depois não tiveram mais notícias dele.

Leia Também:  PCMG prende suspeito de liderar tráfico e mandar matar aliado

Os investigadores compararam o horário que constava nas notas e no comprovante de pesagem do veículo e solicitaram o relatório do GPS do veículo. Os dados mostraram que, após sair de Uberaba, o caminhão parou por 20 minutos próximo a uma empresa, no bairro Distrito Industrial, e em seguida se deslocou para o local onde foi encontrado.

Parte da equipe compareceu ao endereço indicado e encontrou os reboques estacionados na via, momento em que os policiais civis foram informados de que o motorista do caminhão teria comparecido à delegacia informando que teria sido vítima de um crime. O homem teria dito também que havia sido mantido refém no meio do mato, que somente naquele momento teria sido liberado e que não sabia onde o caminhão e as carretas estavam.

Ainda, segundo relatos do motorista, após descarregar a carga em Uberaba, ele teria visto duas pessoas caminhando pela rodovia, quando decidiu parar para pedir informações. Na oportunidade, os indivíduos teriam pedido carona, e, em posse de arma de fogo, anunciaram o assalto, o colocaram na traseira do caminhão e o levaram a um ponto no meio da mata, onde permaneceu refém por parte da manhã e durante toda a tarde. Ao ser liberado na rodovia, teria pedido carona até a Delegacia de Plantão.

Leia Também:  Ibirité: PCMG prende suspeitos de roubar loja de eletrodomésticos

Prisão

Após ouvirem a versão do motorista, os policiais o informaram que o relato era inconsistente e que não corroborava com dados obtidos pelo GPS do veículo. Confrontaram o homem também sobre sua situação física, que não condizia com a declaração de ter sido amarrado e mantido no meio do mato, considerando que havia chovido naquele dia e o homem estava com roupas limpas, secas, e sem qualquer lesão que indicasse que havia sido preso.

Em busca pessoal no suspeito, os investigadores localizaram sua carteira com todos os documentos, entre outros pertences pessoais, incluindo uma sacola com seus medicamentos.

O motorista foi preso em flagrante por tentativa de furto qualificado pelo emprego de fraude e abuso de confiança e encaminhado ao sistema prisional. O caminhão e os dois reboques foram levados para o pátio credenciado.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Policiais civis realizam sonho de irmãs em Belo Horizonte

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA