Polícia
Unaí: operação Harvest Time combate crimes patrimoniais na zona rural
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a operação Harvest Time, voltada à repressão aos crimes de furto, roubo e receptação ocorridos em zonas rurais de Unaí e região, no Noroeste do estado. No decorrer da ação, realizada na terça-feira (13/12), um trator, com indícios de adulteração e suspeita de se tratar de produto furtado, foi apreendido em meio a uma área de vegetação.
Os trabalhos policiais tiveram como foco a averiguação de procedência de maquinários agrícolas. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em propriedade rural localizada nas proximidades da cidade de Chapada Gaúcha, não sendo localizado a princípio material de origem ilícita. Em seguida, após vistoria previamente autorizada, as equipes se deslocaram para uma fazenda situada próxima à divisa de Chapada Gaúcha e Bonito de Minas.
Nesse segundo endereço, após verificação dos maquinários espalhados pelo campo local e varredura minuciosa realizada em região de mata, mediante dispositivo eletrônico de sobrevoo, os policiais localizaram escondido, em meio à vegetação, um trator, sendo que o chassi apresentava indícios de adulteração. Após análise de boletim de comunicação de furto, verificou-se que o veículo localizado possui características compatíveis com o trator subtraído há pouco mais de um ano de uma fazenda em Unaí.
Diante das circunstâncias, o trator foi apreendido para análises periciais e adoção das providências cabíveis. Já o agricultor responsável foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) em Unaí para prestar esclarecimentos a respeito dos fatos.
A operação foi coordenada pela DRPC em Unaí, em parceria com equipes da PCMG e da Polícia Militar de Arinos e Chapada Gaúcha.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.