Política
Ações para homens no combate à violência doméstica serão tema de audiência
As ações direcionadas ao público masculino, com o intuito de diminuir a violência doméstica e familiar contra a mulher, serão tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (21/5/24). A reunião será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a partir das 14h, no Plenarinho II.
Solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), a reunião deve servir para destacar a necessidade de ampliar tais ações, de acordo com o estabelecido pela Lei 24.660, de 2024. A norma altera a Lei 22.256, de 2016, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no Estado, e inclui ações voltadas para os homens entre aquelas que compõem a política.
São previstos o desenvolvimento de projetos, direcionados especialmente para os homens, visando à conscientização acerca da violência doméstica e familiar contra a mulher; e a instituição de programas voltados para a responsabilização, a recuperação e a reeducação dos agressores, com vistas a contribuir para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher e para a redução da reincidência.
As ações propostas incluem, por exemplo, grupos reflexivos voltados para agressores. Informações do gabinete da deputada Ana Paula Siqueira citam levantamento divulgado em 2020, que indica que em todo o País há apenas 312 grupos reflexivos, sendo que 79% das iniciativas têm ligação com o Poder Judiciário. Com 21 grupos registrados, Minas Gerais é o 5° colado no ranking. O estado com mais grupos é o Paraná, com 50 listados, seguido pelo Rio Grande do Sul (45), Santa Catarina (31) e Rio de Janeiro (24).
De acordo com a parlamentar, os dados evidenciam que as ações voltadas aos homens autores de violência ainda estão longe de serem suficientes. Ela pretende, durante a reunião, conhecer as iniciativas no estados para colocar a Lei 24.660, de 2024, em prática.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário