Política
ALMG inicia processo de discussão participativa do PPAG 2024-2027

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia, nesta quarta-feira (18/10/23), o processo de discussão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2024-2027. As atividades previstas vão até 14 de novembro e serão realizadas na Capital e em municípios do interior de Minas.
Construído de forma participativa, o PPAG é o planejamento da atuação do Estado para um período de quatro anos, com as respectivas metas físicas e orçamentárias, bem como as regiões do Estado a serem beneficiadas. Ele é revisto anualmente para que seja adequado ao orçamento do próximo ano.
A primeira atividade a ser realizada é uma audiência pública conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Participação Popular nesta quarta (18), às 15 horas, no Plenarinho II.
O objetivo dessa reunião, solicitada pelos deputados Marquinho Lemos, que preside a Comissão de Participação Popular, Ricardo Campos, vice-presidente, e Doutor Jean Freire, todos do PT, é debater o Projeto de Lei (PL) 1.496/23, que dispõe sobre o PPAG, encaminhado pelo Executivo estadual.
O deputado Marquinho Lemos enfatizou a importância desse processo de escuta da sociedade, no qual a população pode apresentar propostas para o desenvolvimento de políticas públicas em vários setores, como educação, cultura, agricultura familiar e meio ambiente.
Em vídeo gravado, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), também salientou esse aspecto. “A Assembleia acredita na participação popular e com ela construiremos um plano ainda melhor para Minas Gerais com prestação de serviço cada vez mais eficiente e inclusiva. Todas as propostas serão analisadas por deputados e deputadas para garantir que os cidadãos tenham suas sugestões devidamente acolhidas”, enfatizou.
Para a audiência, foram chamados gestores das Secretarias de Estado de Governo, de Planejamento e Gestão (Seplag), de Cultura e Turismo, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).
Encontros no interior
Neste ano, a ALMG retoma os encontros do PPAG no interior, que não ocorriam desde a edição de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Eles serão realizados em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Caratinga (Vale do Rio Doce), Montes Claros (Norte de Minas) e Diamantina (Região Central).
Nas quatro cidades do interior, as discussões serão organizadas em torno de dois grupos temáticos: Cultura, Desenvolvimento Social e Esportes; e Agricultura e Meio Ambiente.
O credenciamento para os eventos será às 8h30 e a abertura está prevista para 9h30. Em todas as cidades, estão previstas exposições da Seplag sobre a situação fiscal do Estado e sobre o novo PPAG, com a distribuição regional e temática das despesas, bem como da Consultoria da ALMG sobre Parlamento, planejamento e orçamento público.
A partir das 11 horas, terão início os grupos de trabalho por tema, com discussão das sugestões populares, apresentação das propostas formuladas, diálogo com o Executivo e escolha do relator dos grupos.
Para participar desses grupos, o interessado deve fazer sua inscrição on-line previamente, pelo Portal da ALMG. Também é possível fazer a inscrição presencialmente (no dia e local do grupo de trabalho), mas o participante fica sujeito à disponibilidade de vaga.
O encerramento das atividades em cada município está previsto para as 17 horas.
Confira a programação:
Encontros na Capital e consulta pública
Depois das atividades no interior, haverá encontros na Capital entre 6 e 10 de novembro, sempre na Escola do Legislativo, à Avenida Olegário Maciel, 2.161, no Bairro de Lourdes.
Com o objetivo de ampliar ainda mais a discussão sobre o PPAG, a ALMG também disponibiliza uma consulta pública on-line a partir da próxima segunda (23) até 5 de novembro. Para participar, é preciso se cadastrar no Portal da ALMG.
As sugestões recebidas e analisadas pela equipe técnica da ALMG poderão se transformar em emendas tanto ao projeto do PPAG quanto ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como em requerimentos a serem enviados pelo Parlamento mineiro com pedidos de informações ou de providências a outro órgão ou entidade governamental.
Finalizando todo esse processo, uma audiência de encerramento será realizada no dia 14 de novembro, às 15 horas, pelas duas comissões permanentes da ALMG envolvidas com a discussão do PPAG.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG


ESPORTES
De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.
No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.
“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.
Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.
Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.
Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas