Pesquisar
Close this search box.

Política

ALMG realiza ciclo de debates para combate à obesidade

Publicados

em

Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nos próximos dias 2 e 3 de outubro, no Auditório José Alencar, o “Ciclo de Debates – Obesidade é doença: o desafio é de todos”.

O evento, cuja programação inclui palestras e painéis de debates com especialistas de diversas áreas, busca promover uma discussão abrangente sobre os desafios relacionados à obesidade para embasar a melhoria e o desenvolvimento de políticas públicas efetivas. Para participar do evento, os interessados devem fazer sua inscrição online até às 16 horas do próximo dia 29/9.

Botão

Este ciclo de debates faz parte das atividades da Casa para marcar o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado anualmente em 11 de outubro. A data foi instituída pela Lei Federal 11.721, de 2008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção à obesidade, livre de estigma e com informações baseadas em evidências científicas.

A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo, sendo uma condição decorrente de diversos fatores, como os genéticos, os individuais/comportamentais e os ambientais.

Leia Também:  Analisada regulamentação de bolsas de ensino e extensão universitária

A prevalência de obesidade tem aumentado nas últimas décadas e representa um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Segundo a OMS, as taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e, entre crianças e adolescentes, aumentaram quase cinco vezes.

Imagem

Minas segue tendência nacional

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a obesidade atinge cerca de 6,7% dos adolescentes. Já entre os adultos, cerca de 96 milhões de pessoas, ou seja 60,3% apresentam excesso de peso e 26,8% obesidade, com maior prevalência entre as mulheres.

De acordo com o Mapa da Obesidade em Minas Gerais, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa, o estado segue as tendências nacionais, sendo que 61,9% dos mineiros estavam com sobrepeso em 2019. Desses, 28% estavam com algum grau de obesidade. A prevalência da obesidade também é maior entre as mulheres mineiras, sendo que 63,3% delas estavam com sobrepeso e 30,3% com algum grau de obesidade.

Além do ciclo de debates, outra atividade que marcará o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é a iluminação especial do Palácio da Inconfidência, sede da ALMG, nas cores laranja e azul, entre os dias 2 e 11 de outubro, a partir das 18 horas.

Leia Também:  Governo de Minas realiza transporte de vítimas mineiras do acidente aéreo no Amazonas

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Ministro e secretário federais visitam Legislativo mineiro

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA