Pesquisar
Close this search box.

Política

Aniversário da Batalha do Riachuelo será celebrado em Reunião Especial

Publicados

em

Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (15/6/23), a partir das 19 horas, no Plenário, Reunião Especial para comemorar o 158º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil.

O primeiro signatário para a realização da reunião é o deputado Coronel Henrique (PL). Considerada por historiadores como a maior e mais brutal batalha naval da América do Sul, a Batalha do Riachuelo ocorreu no dia 11 de junho de 1865, em meio à Guerra do Paraguai, conflito ocorrido entre 1864 e 1870 que foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata.

Historiadores estimam que cerca de 150 mil paraguaios e 50 mil brasileiros morreram na Guerra do Paraguai. A Batalha Naval, que se deu no arroio Riachuelo, afluente do Rio Paraná na província de Corrientes, na Argentina, foi considerada de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. Em jogo estava o poder sobre o rio, o acesso do Paraguai ao mar.

Leia Também:  Condições de trabalho na Cemig são criticadas em audiência

Dezoito navios paraguaios e brasileiros, com canhões e homens armados de fuzis, se posicionaram para o combate, que deveria ser um ataque surpresa dos paraguaios, mas acabou se dando à luz do dia por erros estratégicos.

O evento, decisivo e vitorioso, marca a criação da Marinha do Brasil. Ficaram famosas na História Militar Brasileira as mensagens transmitidas às embarcações brasileiras pelo Almirante Barroso, através da sinalização de bandeiras: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!” e “Sustentar o fogo, que a vitória é nossa!”.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Condições de trabalho na Cemig são criticadas em audiência

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA