Política
Asfaltamento entre Almenara e Pedra Azul é prioritário para o DER
Parlamentares e outras lideranças do Vale do Jequitinhonha cobraram, nesta quinta-feira (18/4/24), urgência no asfaltamento da estrada que liga os municípios de Almenara e Pedra Azul. Eles participaram de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A pavimentação de todo esse trecho de 89 km entre as duas cidades é uma antiga reivindicação de moradores da região. A estrada recebe duas denominações diferentes: MG-406, entre Almenara e seu distrito de Pedra Grande, com 32 km de extensão, e MGC-251, do distrito até Pedra Azul, com 57 km.
Autor do requerimento da audiência, o deputado Gustavo Santana (PL) destacou a situação precária do trecho e seu impacto para a economia local, por sua importância para o escoamento da produção. Ele também comentou o risco que os motoristas correm ao trafegar por ali, devido às condições de segurança da estrada.
Lideranças políticas de ambos os municípios reforçaram a necessidade de intervenções no trecho. Quando chove, os moradores ficam ilhados e, no período de seca, também há transtornos, relatou o vereador Ailton Oliveira, de Almenara. “O asfaltamento vai tirar o povo da lama e da poeira”, disse.
Bruna Prates, vereadora de Pedra Azul, e Ricardo Pinto, ex-prefeito do município, abordaram o potencial produtivo da região prejudicado pela estrada de terra, como a pecuária, a plantação de eucalipto e a mineração de lítio e grafite. A maior produtora de grafite beneficiado da América Latina está instalada em Pedra Azul.
Também ex-prefeito de Almenara, Daniel Costa salientou a posição estratégica da estrada, a qual liga o Centro-Oeste do País ao litoral sul da Bahia. Ele reconheceu, no entanto, recentes intervenções do Governo do Estado para garantir condições de trafegabilidade, como o encascalhamento.
De acordo com participantes da audiência, acionado pela população de Pedra Grande, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que não poderia atender ao chamado, pois não poderia colocar a ambulância para rodar na estrada.
Ex-presidente da Assembleia, José Santana parabenizou as lideranças do Vale do Jequitinhonha pela mobilização. “A soma de forças vai fazer com que encontremos o melhor caminho”, afirmou.
Trecho receberá especial atenção do DER
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-MG), Rodrigo Tavares, admitiu as más condições do trecho. “Estrada de chão é sinônimo de atraso”, reconheceu.
Ele garantiu, contudo, que, entre as estradas do Jequitinhonha, o trecho entre Almenara e Pedra Azul é a prioridade do governo.
Em contraponto ao argumento de que os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri não recebem a devida atenção, o gestor elencou obras em andamento ou já concluídas na região, onde foram realizados os investimentos mais robustos do programa Provias, de recuperação das estradas, nos últimos dois anos.
Como o projeto de pavimentação no trecho discutido foi realizado há algum tempo, Rodrigo Tavares disse que a equipe do DER irá atualizá-lo para, caso haja a oportunidade orçamentária, as obras saiam do papel rapidamente. Esses recursos extraordinários viriam do acordo de reparação da Vale ou da venda de estatais, por exemplo.
Ele ainda citou duas outras demandas rodoviárias urgentes, nos trechos entre Almenara e Rio Pardo e entre Carlos Chagas e Pavão.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário