Pesquisar
Close this search box.

Política

Assembleia cobra pagamento aos aposentados e pensionistas da Minascaixa

Publicados

em

Imagem

Nesta quinta-feira (18/5/23), a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social realiza audiência pública para debater a situação dos aposentados e pensionistas da extinta Minascaixa, que tiveram os seus pagamentos suspensos pelo Estado.

A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Betão (PT), e pelas deputadas Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo, ambas do PT. A audiência será realizada no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 15 horas.

Botão

Desde março, aposentados e pensionistas da antiga Minascaixa vêm se queixando da interrupção dos pagamentos pelo Governo de Minas. O banco Minascaixa foi privatizado e extinto no início da década de 1990, fazendo com que todos os funcionários fossem realocados para outros setores da estrutura pública estadual.

Inicialmente, a responsabilidade pelo pagamento das aposentadorias e pensões ficou a cargo da Fundação Libertas, entidade derivada da antiga Fundação de Seguridade Social da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais (Previcaixa). Em 2014, no entanto, a Fundação transferiu os recursos para o pagamento dos benefícios para o Estado, que também assumiu a responsabilidade pelo pagamento aos beneficiários. Na época, foram transferidos ao caixa único do Estado cerca de R$ 200 milhões.

Leia Também:  Assembleia se ilumina de azul pela saúde do homem

O deputado Betão salienta que, mesmo antes disso, a legislação já determinava a responsabilidade do Estado pela manutenção dos benefícios. Segundo ele, todo o processo foi amparado na Lei 10.470, de 1991, que determina no artigo 9º que o pagamento dos proventos de aposentadoria e de pensões devido pela Minascaixa será de responsabilidade do Estado.

O deputado ressalta ainda que muitas das pessoas prejudicadas estão em situação de vulnerabilidade. “São idosos, vários com mais de 80 anos de idade e, um deles, Sr. Antônio Lopes, de Matozinhos, já completou 104 anos”, frisou.

Representantes dos aposentados e pensionistas já confirmaram participação na audiência pública, incluindo seu advogado, Marco Aurélio dos Reis Corrêa. Também estão convidados representantes do Governo do Estado e da fundação Libertas.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Assembleia recebe ações do DER sobre segurança no trânsito

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA