Política
Assembleia cobra solução para gargalos na geração de energia fotovoltaica
Os entraves que a Cemig vem impondo à ampliação da geração de energia fotovoltaica no Estado voltam a ser tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (23/8/23).
A reunião será realizada pela Comissão de Minas e Energia da ALMG, que já cobrou da estatal uma solução para os gargalos operacionais em outra audiência pública realizada em 17 de maio. O problema, segundo empresários do setor e parlamentares, é que nesses três meses a Cemig pouco fez para mudar a situação.
A audiência pública será realizada a partir das 10h30 no Auditório SE da Assembleia, atendendo requerimento do presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Gil Pereira (PSD), em conjunto com o deputado Ricardo Campos (PT). Ambos se dizem preocupados, sobretudo, com a situação do Norte e Nordeste de Minas, áreas com investimentos expressivos na geração de energia fotovoltaica.
Os gabinetes dos dois parlamentares informaram ter recebido grande número de queixas de empresários do setor, que vêm enfrentando obstáculos para conseguir a interligação de seus empreendimentos à rede operada pela Cemig, o que provoca grandes prejuízos. Isso acontece mesmo depois de a estatal ter anunciado, em maio, que voltaria a atender pedidos de novos empreendimentos de geração distribuída.
A geração distribuída é a geração elétrica realizada por consumidores independentes. O processo permite que o cliente instale em sua unidade consumidora geradores de fontes renováveis de energia solar, eólica, biomassa, hídrica e cogeração qualificada. Todos vêm enfrentando dificuldades para se integrar à rede da Cemig.
Para o deputado Gil Pereira, a Cemig não está conseguindo acompanhar o crescimento do setor em Minas Gerais.
De acordo com o deputado Ricardo Campos, dezenas de agricultores, industriais e empreendedores do Norte de Minas compraram as placas de energia, tiveram custos, e até chegaram a fazer empréstimos para a compra dos equipamentos. Porém, chegam a esperar por um ano para terem a ligação dessas placas na rede elétrica.
Durante a reunião realizada em maio, na Assembleia, o diretor da Cemig Distribuição, Marney Tadeu Antunes, disse que o crescimento exponencial de pedidos de conexão na rede da Cemig entre 2019 e 2022 levou a um esgotamento de vários pontos na distribuição e até na transmissão, em todo o Estado.
Agora, segundo informações do gabinete do deputado Gil Pereira, a justificativa mais recente apresentada pela Cemig para interromper as interligações tem sido um problema técnico, o fluxo reverso. A inversão de fluxo na rede ocorre quando a quantidade de energia elétrica injetada, proveniente da geração distribuída, é maior do que a demanda dos consumidores conectados nessa mesma rede, podendo ocasionar sobrecarga, desequilíbrio de tensão e interrupções no fornecimento.
Para discutir este e outros problemas que vêm dificultando a expansão do setor energético em Minas, foram convidados para audiência pública desta quarta representantes da Cemig, de empresários, de instituições governamentais e de municípios mineiros onde existem empreendimentos geração de energia fotovoltaica.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial