Política
Assembleia faz em Araçuaí primeiro encontro regional de seminário sobre crise climática
Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) detém o recorde de maior temperatura já registrada no Brasil: 44,8ºC, no dia 19 de novembro de 2023. O calor extremo é uma das evidências da crise climática, que impõe desafios a autoridades e governos no mundo inteiro.
Outro exemplo recente, e que torna ainda mais urgente debater o tema, é a devastação provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Para debater essa problemática com pesquisadores e especialistas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove o Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, que terá seu primeiro encontro regional realizado em Araçuaí na segunda-feira (20/5/24). O evento será no Espaço Cultural Luz da Lua (Rua Dom Serafim, 426), a partir das 9 horas, aberto à participação do público.
Ao longo de todo o dia, serão apresentados a situação da região perante a crise climática e exemplos de boas práticas para a convivência com os desafios colocados pelas mudanças no meio ambiente. Confira a programação e faça sua inscrição online até o dia 17 de maio, às 15 horas; ou presencial, no dia do encontro.
Pela manhã, logo após a mesa de abertura, o professor Alecir Moreira, da PUC Minas, vai apresentar um panorama climatológico de Araçuaí e região. Em seguida, serão destacados os exemplos de boas práticas nessa área: a distribuição de kits fotovoltaicos para poços artesianos; o estudo do potencial produtivo de plantas que servem de alimento para o gado; e a construção de cisternas para armazenar água da chuva.
À tarde, os impactos sociais, ambientais e produtivos da crise climática serão discutidos pelos professores Marivaldo Aparecido de Carvalho, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM); Vico Mendes, do Instituto Federal do Norte de Minas; e Claudenir Fávero, também da UFVJM.
Conheça boas práticas na convivência com os desafios do ambiente
- Energia solar: Um dos grandes gargalos na promoção da segurança hídrica no semiárido mineiro é a falta de energia elétrica para o funcionamento de poços artesianos. Para resolver esse problema, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) licitou a aquisição de kits fotovoltaicos para comunidades rurais isoladas. Com isso, será garantida a energização dos equipamentos que permitem o abastecimento de água nesses locais.
- Pecuária sustentável: Desde 2017, o projeto Forrageiras para o Semiárido, desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura em parceria com a Embrapa, avalia o potencial produtivo de plantas forrageiras como a palma e sua capacidade de resiliência às condições de clima e solo do semiárido.
- Um Milhão de Cisternas: Desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), esse programa viabiliza a construção de cisternas para armazenamento da água da chuva em comunidades que sofrem com a seca. Essas estruturas garantem o fornecimento de água para consumo humano, para a produção de alimentos e para a criação de animais.
Seminário busca soluções de longo prazo para lidar com clima extremo
O Seminário Técnico Crise Climática tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Paralelamente aos encontros promovidos em diversas regiões do Estado, grupos de trabalho discutem planos e políticas públicas já existentes e apresentam sugestões para aprimorá-los.
A etapa final do seminário será realizada na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. As propostas apresentadas pelos participantes do evento poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar políticas públicas e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental.
Além disso, por meio de parceria da ALMG com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.
“Vamos fazer um trabalho longo, perene, para que, ao final do ano, já tenhamos resultados positivos para amenizar tanto a seca severa que assola parte do Estado, mas também os problemas que as fortes chuvas trazem em outras áreas”, explica o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB).
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário