Pesquisar
Close this search box.

Política

Assembleia realiza reunião sobre a importância da dança afro em Minas

Publicados

em

Imagem

Em abril de 2020, faleceu a coreógrafa negra Marlene Silva, provavelmente a maior referência histórica da dança afro-brasileira em Minas Gerais. A importância deste estilo de dança para o cenário cultural mineiro é o tema da audiência pública que a Comissão de Cultura realiza nesta quarta-feira (29/11/23), a partir das 16 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

A reunião foi requerida pela deputada Macaé Evaristo (PT). Ela ressalta a importância que Marlene Silva teve na formação de inúmeros bailarinos que ainda hoje seguem trabalhando pela construção de uma linguagem afro mineira para dança.

Citação

Matéria publicada pelo Portal Uai, por ocasião do falecimento de Marlene Silva, recorda sua importância para a consolidação da dança afro como uma tradição cultural mineira. É uma história que começou em 1974, quando a coreógrafa nascida em Belo Horizonte decidiu retornar à Capital mineira depois de iniciar sua carreira na cidade do Rio de Janeiro.

Na época, ela havia alcançado notoriedade pela participação no filme “Xica da Silva”, do diretor Cacá Diegues, em que atuaram a atriz Zezé Motta e o ator Walmor Chagas. Inicialmente, Marlene Silva deu aulas no estúdio de Dulce Beltrão. Na década de 80, criou a primeira escola e grupo de dança afro de Minas Gerais, a Cia DançArte.

Leia Também:  Teófilo Otoni apresenta metodologia de enfrentamento à violência contra as mulheres

Um dos convidados da audiência pública pode ser apontado como um dos muitos herdeiros culturais de Marlene Silva. O coreógrafo, pesquisador, professor e ator Evandro dos Passos Xavier foi muito influenciado pela pioneira da dança afro em Minas. Em 1982, dois anos após conhecer Marlene Silva, Evandro Passos fundou a Companhia Bataka, em Belo Horizonte, que se firmou como uma das principais companhias de dança do Estado.

Também estão convidados para a audiência pública a coreógrafa Patrícia de Alencar, da Companhia Bataka; o bailarino Wallace Vieira, da mesma Companhia; e a pedagoga Marilda da Silva Cordeiro, que é também professora e pesquisadora de dança afro. Marilda Cordeiro é filha da Dona Valdete, liderança histórica do Alto Vera Cruz.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Governo de Minas destina R$ 1,6 milhão para retomada de obras de seis UBS no Jequitinhonha

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA