Política
Assembleia sedia lançamento de plano federal pró-catadores

Estimulo à coleta de materiais recicláveis e reconhecimento do valor do trabalho dos profissionais que atuam na área é o propósito do programa pró-catadores. Iniciado em 2010 e extinto em 2020, o projeto foi recriado recentemente e, nesta terça-feira (6/2/23), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe a solenidade de assinatura do termo de adesão ao programa. O evento será às 9 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, e contará com a presença de autoridades e representantes de entidades de catadores de diversas regiões do Estado.
Oficializado pelo decreto federal 11.414, de 13 de fevereiro 2023, o projeto foi rebatizado de “Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores”. Segundo o decreto, a meta “é integrar e articular ações, projetos e programas das esferas públicas voltados à promoção e defesa dos direitos desses profissionais”. O nome homenageia o advogado Diogo Sant’ana, morto em dezembro de 2020 num acidente. Defensor da causa dos catadores e catadoras, quando trabalhava no governo federal, em 2010, Diogo foi o responsável pela criação do primeiro Pró-Catador.
Interlocução
Parlamentar envolvida na defesa dos catadores, a primeira vice-presidenta da ALMG, deputada Leninha (PT), intermediou o lançamento do programa no Estado, que foi o primeiro a fazer a assinatura oficial do termo de adesão. A parlamentar esteve em Brasília, na companhia do promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, titular da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em viagem que teve o objetivo de apresentar o Programa Lixo e Cidadania para a Secretaria-Geral da Presidência.
Na oportunidade, os representantes mineiros ainda verificam como catadores do estado podem ser contemplados com o programa pró-catadores. Além disso, debateram formas de avançar, no âmbito do Estado, com as discussões sobre os direitos fundamentais da categoria; assim como a desoneração, ou isenção tributária, sobre o material que recolhem, processam e comercializam.
“A minha relação com a pauta das catadoras e dos catadores de material reciclável é antiga. Temos uma construção histórica na minha cidade e região com os grupos e coletivos organizados. É uma alegria muito grande intermediar, em Minas Gerais, esse lançamento e, de forma especial, essa discussão”, salienta a deputada Leninha
Além da deputada Leninha, está prevista a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), do procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior; dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Costa Macêdo; e do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Ainda devem participar prefeitos e prefeitas de diferentes municípios mineiros, representantes do governo do Estado e da Câmara dos Deputados, entre outras autoridades.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG


ESPORTES
De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.
No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.
“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.
Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.
Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.
Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor