Pesquisar
Close this search box.

Política

Associação dos Procuradores será homenageada pela ALMG

Publicados

em

Imagem

Na comemoração dos 20 anos de fundação da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial. Solicitado pela deputada Ione Pinheiro (União), o evento acontece nesta segunda-feira (25/9/23, às 19 horas, no Plenário.

Botão

Conforme o requerimento pela reunião, a Apeminas é uma entidade civil que foi criada em 22 de setembro de 2003, destinada à defesa dos interesses de classe dos Procuradores do Estado. Ela é resultado da fusão das Associações Mineira dos Procuradores do Estado (Apemg), dos Procuradores da Fazenda do Estado de Minas Gerais (Aprominas) e dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (APROC).

A fusão se deu para unificar as carreiras de procuradores do Estado e da Fazenda Estadual, englobando atualmente quase todos os Procuradores do Estado na defesa da Advocacia Pública do Estado. A Associação tem como missão principal promover a defesa das prerrogativas dos procuradores do Estado, consideradas, pela Constituição Federal, uma das funções essenciais à Justiça.

Leia Também:  Minas Gerais tem nova lei para ampliar cuidados com recém-nascidos

Outras atribuições da entidade são: valorizar e defender os interesses da classe; acompanhar os procedimentos legislativos que sejam relativas a seus associados; ampliar as relações interinstitucionais; promover e difundir o conhecimento, por meio de eventos e publicações; defender os direitos coletivos e individuais da categoria na justiça e em outras instâncias; e divulgar à sociedade o papel dos procuradores do Estado na defesa do interesse público.

Histórico

Em 2003, foi promulgada a Emenda à Constituição 56, que criou a Advocacia-Geral do Estado e unificou as carreiras de procuradores do Estado e da Fazenda Estadual. Logo depois, foi fundada a Apeminas, como resultado da fusão das três entidades de procuradores.

Com a criação da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), os integrantes da nova carreira passaram a ter a competência exclusiva da representação judicial e consultoria jurídica do Estado em todas as áreas do direito.

Atualmente, a Apeminas representa 482 procuradores do Estado, ativos e inativos, o que corresponde a 88% dos quadros da AGE-MG. A expectativa é de que, nos próximos meses, a Apeminas amplie seu quadro de associados com a chegada dos recém-aprovados em concurso público.

Leia Também:  RRF voltará a tramitar, caso governo federal cobre dívida do Estado

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  PCMG indicia grupo por tortura e associação criminosa em Contagem

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA