Política
Associação dos Procuradores será homenageada pela ALMG
Na comemoração dos 20 anos de fundação da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza Reunião Especial. Solicitado pela deputada Ione Pinheiro (União), o evento acontece nesta segunda-feira (25/9/23, às 19 horas, no Plenário.
Conforme o requerimento pela reunião, a Apeminas é uma entidade civil que foi criada em 22 de setembro de 2003, destinada à defesa dos interesses de classe dos Procuradores do Estado. Ela é resultado da fusão das Associações Mineira dos Procuradores do Estado (Apemg), dos Procuradores da Fazenda do Estado de Minas Gerais (Aprominas) e dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (APROC).
A fusão se deu para unificar as carreiras de procuradores do Estado e da Fazenda Estadual, englobando atualmente quase todos os Procuradores do Estado na defesa da Advocacia Pública do Estado. A Associação tem como missão principal promover a defesa das prerrogativas dos procuradores do Estado, consideradas, pela Constituição Federal, uma das funções essenciais à Justiça.
Outras atribuições da entidade são: valorizar e defender os interesses da classe; acompanhar os procedimentos legislativos que sejam relativas a seus associados; ampliar as relações interinstitucionais; promover e difundir o conhecimento, por meio de eventos e publicações; defender os direitos coletivos e individuais da categoria na justiça e em outras instâncias; e divulgar à sociedade o papel dos procuradores do Estado na defesa do interesse público.
Histórico
Em 2003, foi promulgada a Emenda à Constituição 56, que criou a Advocacia-Geral do Estado e unificou as carreiras de procuradores do Estado e da Fazenda Estadual. Logo depois, foi fundada a Apeminas, como resultado da fusão das três entidades de procuradores.
Com a criação da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), os integrantes da nova carreira passaram a ter a competência exclusiva da representação judicial e consultoria jurídica do Estado em todas as áreas do direito.
Atualmente, a Apeminas representa 482 procuradores do Estado, ativos e inativos, o que corresponde a 88% dos quadros da AGE-MG. A expectativa é de que, nos próximos meses, a Apeminas amplie seu quadro de associados com a chegada dos recém-aprovados em concurso público.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS15 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil