Política
Associação Evangélica Beneficiente será homenageada na ALMG
Atuando nas áreas de saúde e educação, a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG) será homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos 78 anos de sua fundação. A requerimento da deputada Ione Pinheiro (União), a data será celebrada em Reunião Especial de Plenário nesta segunda-feira (20/5/24), às 19 horas.
A entidade foi fundada em 29 de março de 1946 por um grupo de pessoas lideradas pelo reverendo Paulo Freire de Araujo, cujo sonho era construir um hospital, nascendo assim o Hospital Evangélico de Belo Horizonte, hoje uma unidade de média e alta complexidade da qual a associação é a mantenedora.
Ione Pinheiro registra fatos da história da associação, destacando seu alcance junto à população. Instituição sem fins lucrativos, a AEBMG tem hoje mais de mil funcionários e beneficia mais de 360 mil pessoas por ano, entre consultas ambulatoriais, internações, procedimentos gerais, hemodiálise e formação educacional.
Essa história, destaca, começou quando o plano inicial de seus idealizadores era atender a maior carência em saúde que havia na época de sua criação, ou seja, prestar assistência a pacientes com tuberculose.
Nos anos de 1940, Belo Horizonte era considerada uma região de clima ideal ao tratamento de doenças respiratórias, em função da temperatura e da umidade propiciadas pelas montanhas. Assim, teve início a construção de um hospital com essa finalidade.
Doenças renais
Localizado no bairro Serra, região Centro-Sul da Capital, o Hospital Evangélico tem hoje como objetivo prestar assistência médica de qualidade e humanizada a pacientes, tanto no atendimento geral como em áreas como a nefrologia.
Desde 1981 o hospital atende pacientes de doença renal crônica e conta com quatro unidades de Nefrologia, sendo duas na Capital, uma em Contagem e outra em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O requerimento da homenagem ainda destaca que as sessões de diálise, por exemplo, são semanais, com duração de quatro horas cada, e por semana cada paciente realiza três sessões, contando com refeições e atendimento personalizado.
Segundo o hospital, 75% da sua capacidade de atendimento está voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e 25% para pacientes oriundos de convênios e particulares.
Na nefrologia, 98% dos pacientes atendidos nas sessões de hemodiálise são do SUS. A associação é ainda mantenedora da Escola de Enfermagem do Hospital Evangélico.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário