Política
Audiência discute proposta de regulamentação de terras devolutas
A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute nesta quinta-feira (7/12/23) a proposta de regulamentação do uso das terras devolutas estaduais. A audiência pública, solicitada pela deputada Leninha (PT) e pelo deputado Roberto Andrade (Patriota), será realizada no Auditório José Alencar, a partir das 9 horas.
As terras devolutas são as terras públicas sem destinação dada pelo poder público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse. O termo “devoluta” relaciona-se ao conceito de terra devolvida. Isso porque se trata das terras que foram cedidas pela Coroa Portuguesa aos donatários das capitanias hereditárias para fins de colonização. Aqueles que não conseguissem ocupar ou cultivar essas terras deveriam devolvê-las à Coroa.
Em âmbito nacional, a Lei Federal 601, de 1850, de autoria do Imperador D. Pedro II, regulamentou a utilização das terras devolutas do Império. Essa norma autorizou o governo imperial a promover a colonização estrangeira nessas áreas, por meio da concessão de terras públicas a colônias de imigrantes.
Para disciplinar a utilização das terras devolutas estaduais, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), apresentou o Projeto de Lei (PL) 3.601/16. O objetivo da proposição é organizar o tratamento jurídico dado ao tema, por meio da consolidação da esparsa legislação estadual existente, de modo a racionalizar a interpretação das leis e viabilizar a execução das políticas agrária e fundiária pelo Estado.
Assim, o projeto define o que são terras públicas e terras devolutas, estabelece os objetivos das políticas de uso de terras urbanas e rurais e define instrumentos para a identificação e concessão das terras públicas. Além disso, disciplina a regularização fundiária urbana e estabelece prioridades para a destinação das terras devolutas rurais e critérios para a legitimação dessas terras.
Para o deputado Tadeu Martins Leite, o assunto é de suma importância para a promoção da dignidade da vida na cidade e no campo. Ele lembra que, desde a extinção do Instituto de Terras do Estado (Iter), em 2013, as ações de regularização fundiária de terras devolutas enfrentam diversas dificuldades jurídicas.
Em sua justificativa para a audiência pública, a deputada Leninha e o deputado Roberto Andrade concordam com a necessidade de atualização da legislação mineira e defendem o aprofundamento dos debates sobre esse assunto. Eles argumentam que é preciso assegurar a todos os mineiros o direito à terra.
Durante a fase de discussão em 2º turno no Plenário, o PL 3.601/16 recebeu um substitutivo de autoria dos dois parlamentares. A Comissão de Administração Pública precisa emitir um parecer sobre esse novo texto, para que o projeto possa retornar ao Plenário para votação definitiva.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário