Política
Audiência marca reinstalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar
A Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia, Agricultura Familiar, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional dará início aos seus trabalhos em audiência conjunta das Comissões de Participação Popular e de Agropecuária e Agroindústria, nesta quinta-feira (28/9/23). A reunião será às 9 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A frente também conta com deputados federais, vereadores e representantes de conselhos e de instituições da sociedade civil. Seu objetivo é contribuir com a proposição, implementação e fiscalização de políticas públicas.
Na mesma audiência, também será lançado no Estado o Plano Safra da Agricultura Familiar 2023-2024, retomado pelo governo federal este ano e que destinará R$ 71,6 bilhões para a concessão de crédito subsidiado.
De acordo com o governo, entre as medidas de incentivo estão a redução da taxa de juros para 4% ao ano para quem produzir alimentos como arroz, feijão, tomate, leite e ovos. Os agricultores familiares que optarem pela produção sustentável de alimentos saudáveis terão incentivos maiores, com juros de 3% ao ano no custeio e 4% no investimento.
Ainda segundo o governo, está sendo criada uma nova faixa na linha do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mulher, voltada às agricultoras com renda anual de até R$ 100 mil.
O Plano Safra ainda passa a incluir povos e comunidades tradicionais e indígenas como beneficiários de uma das linhas do Pronaf, bem como traz medidas para estimular a produção e a aquisição de máquinas e implementos agrícolas específicos para a agricultura familiar.
A audiência conjunta atende a requerimentos apresentados por 18 parlamentares do bloco Democracia e Luta, de oposição ao governador, entre os quais a 1ª-vice-presidente da ALMG, deputada Leninha (PT), e o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado Marquinho Lemos (PT).
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário