Pesquisar
Close this search box.

Política

Campanha da Fraternidade incentiva amizade social

Publicados

em

Imagem

Fraternidade e amizade social” é o tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica em 2024, assunto que será abordado em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (7/3/24), a partir das 9h30. A reunião será promovida pela Comissão de Participação Popular, no Plenarinho II da ALMG.

Botão

O requerimento para a realização da audiência pública é de autoria de três parlamentares: a 1ª-vice-presidenta da ALMG, deputada Leninha (PT), e os deputados Professor Cleiton (PV) e Leleco Pimentel (PT).

O lema da Campanha de 2024 é “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus, 23:8). No requerimento, os parlamentares lembram o objetivo da Igreja Católica de abordar o tema da amizade social com base na encíclica Fratelii Tutti (Todos irmãos), escrita pelo papa Francisco e publicada em outubro de 2020. A encíclica é a base de toda a reflexão da Campanha da Fraternidade de 2024.

“A Campanha da Fraternidade propõe despertar a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão”, comentam os parlamentares, em seu requerimento.

Leia Também:  Campanha de Natal do Servas arrecada brinquedos e itens de higiene pessoal

A deputada Leninha lembra que sua formação política ocorreu nos movimentos de base da Igreja Católica e que ela continua atuando neste corpo social e religioso. “Penso que a Campanha da Fraternidade é uma oportunidade de conhecermos e experimentarmos a igreja que queremos ser”, afirmou ela.

Citação

O deputado Professor Cleiton também elogiou a escolha do tema da campanha deste ano.

Citação

Origem

A Campanha da Fraternidade é organizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil, durante o período da quaresma. Esse movimento teve origem em uma mobilização ocorrida em 1961, quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição.

Na quaresma de 1962, foi realizada pela primeira vez a Campanha da Fraternidade na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo informações do site da CNBB, no ano seguinte 16 dioceses do Nordeste também realizaram a campanha em suas comunidades. Esse projeto foi mais tarde estendido a todo o Brasil.

Citação

São objetivos permanentes da Campanha da Fraternidade:

  • Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
  • Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
  • Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Leia Também:  Locador que expôs dívida de aluguel em rede social terá que pagar indenização

Entre os convidados para audiência pública na ALMG, estão o arcebispo de Montes Claros (Norte de Minas), Dom José Carlos de Souza Campos, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissão da Mulher debate efetividade de políticas públicas

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA