Pesquisar
Close this search box.

Política

Campanha Despejo Zero será abordada em audiência

Publicados

em

Imagem

O risco de despejo forçado de comunidades populares em Minas Gerais será tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (11/7/23), a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

O pedido de realização da reunião é da deputada Bella Gonçalves (Psol). Durante a reunião, também serão debatidas as ações da Campanha Despejo Zero no Estado, no âmbito das regras de transição estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 828.

Foram convidados a participar do debate remotamente o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira de Almeida; a diretora nacional de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria da Presidência da República, Izadora Gama Brito; o secretário de Territórios Periféricos do Ministério das Cidades, Guilherme Simões Pereira, dentre outros representantes da área.

Bella Gonçalves já exerce, desde 2020 enquanto era vereadora de Belo Horizonte, trabalho em parceria com movimentos sociais organizados na luta por moradia como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; Brigadas Populares; Luta Popular; Movimento Olga Benário, dentre outros.

Leia Também:  Plenário recebe emendas do governador ao PPAG, orçamento e sobre prorrogação de perícias

A deputada inclusive foi detida em 16 de outubro daquele ano por mais de dez horas ao participar de protesto da campanha Despejo Zero em Belo Horizonte. No início do decreto de isolamento social na Capital, protocolou um projeto de lei que visava promover o direito à moradia como uma das medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O projeto foi rejeitado pela Câmara dos Vereadores à época.

A campanha

A Campanha Despejo Zero foi lançada em julho de 2020 através do Youtube e desde então se estruturou, em parceria com diversas organizações sociais, para mobilização e compilação de dados envolvendo ações de despejo em todo o País.

De acordo com dados do portal da campanha, atualmente há 26 conflitos envolvendo ameaças de despejo em Minas Gerais, com destaque para Belo Horizonte, onde há 13 conflitos mapeados e 1.285 famílias ameaçadas.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Plenário aprova em 1° turno reajuste de 12,84% para servidores da educação

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA