Política
Carnaval de Belo Horizonte pauta audiência pública na ALMG
Debater e avaliar a realização do último Carnaval em Belo Horizonte. Esse é o objetivo de audiência pública que a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar nesta quinta-feira (29/2/24), à partir das 9h30, no Auditório José Alencar.
A reunião foi solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol). No requerimento que deu origem à audiência, ela enfatiza que a edição de 2024 do carnaval da Capital mineira contou com mais de 500 blocos de rua e desfiles de escolas de samba, além de blocos caricatos.
A parlamentar ressalta que o evento é uma das principais atrações turísticas da cidade e do Estado, gerando emprego e renda para vários setores da sociedade. Na opinião dela, a história de luta e resistência do carnaval belorizontino remonta à criação da própria cidade sendo expressão da cultura popular e resultado da ação autônoma da sociedade.
“Desde 2009, foram retomados os blocos de rua na cidade que com muita luta conseguiram projetar o Carnaval como espaço democrático, plural e popular”, destaca a deputada no requerimento.
Avaliação de pontos que precisam melhorar
Ainda de acordo com Bella Gonçalves, a realização do Carnaval suscita o debate de vários outros temas como segurança pública, financiamento, transporte público e infraestrutura geral do evento.
Para a reunião, foram convidados integrantes do governo estadual e municipal, entre eles o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas José de Oliveira, e a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, além de vereadoras de Belo Horizonte e integrantes da Polícia Civil e da Polícia Militar. Também foram chamados representantes de diversos blocos.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário