Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão de Cultura destaca importância política da arte

Published

on

Imagem

A importância da arte como forma de resistência contra governos autoritários foi destacada pelos participantes da reunião realizada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (12/6/24). A pedido do deputado Leleco Pimentel (PT), a comissão homenageou os organizadores do livro “Poesia contra a Barbárie”.

Botão

Publicado em 2023 pela Editora Escola Cidadã, o livro reúne poemas e ilustrações de vários artistas que se posicionaram contra o governo Jair Bolsonaro. A ideia surgiu como desdobramento de um fanzine publicado como resultado da 1ª Semana de Arte contra a Barbárie, realizada em Belo Horizonte, em março de 2020.

Conforme lembrou Patrícia Dviso, uma das organizadoras do livro, o evento mobilizou pessoas ligadas às mais variadas formas de manifestação artística, como cinema, teatro, música, dança, literatura e circo. Ao longo de uma semana, foram realizadas cerca de 200 apresentações em vários pontos da Capital. Após o evento, o grupo de trabalho da literatura decidiu publicar um livro, descrito por Patrícia como um “sonho maluco”.

Leia Também:  Com decote ousado, Larissa Santos deixa comissão saltando: “Marquinha à vista!”

Veio a pandemia de Covid-19, mas o grupo não se desmobilizou. O trabalho continuou com reuniões online até a publicação do livro. Segundo Flávia Brettas, também organizadora da obra, o grupo debate questões como ecosocialismo, crise climática e mineração como retrocesso ambiental.

Após o lançamento do livro, os artistas organizaram um “assanharau”, um sarau com poesias eróticas. “Porque é preciso aumentar a felicidade da gente com uma democracia efervescente e alegre”, arrematou Flávia Brettas.

O deputado Leleco Pimentel defendeu a importância dos versos engajados em defesa da democracia. “A poesia é uma arma poderosa contra a barbárie, promovendo a esperança em tempos sombrios”, afirmou.

A reunião teve entrega de votos de congratulações aos autores dos textos de “Poesia contra a Barbárie” e se transformou em um grande sarau, com declamações de poemas. O ilustrador Guilherme Costa Aguiar traduziu em versos a importância da arte e da cultura: “A arte é o ar. Sem arte, a vida se asfixia.”

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Assembleia lança na sexta (22) o PJ Minas 2024 

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA