Política
Comissão de Desenvolvimento Econômico realiza debate sobre a cachaça
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quarta-feira (5/7/23) para debater políticas para produção, comercialização, registro, padronização, controle e certificação da cachaça em Minas Gerais.
A reunião acontece a partir das 16 horas, no Auditório José Alencar, da ALMG, e atende requerimento do presidente da comissão, deputado Roberto Andrade (Patri).
De acordo com o parlamentar, as exportações de cachaça renderam uma receita de US$ 13,17 milhões ao Brasil, em 2021. “Minas Gerais desempenha um papel fundamental nesse cenário, com sua tradição e excelência na produção da cachaça de alambique”, salientou Roberto Andrade.
De acordo com o deputado, a popularidade da cachaça vem crescendo com a ampliação do mercado de destilados. “Atualmente, exportamos para diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Reino Unido e Japão. A cachaça mineira é apreciada e valorizada tanto no Brasil quanto no exterior, frequentemente recebendo prêmios em concursos nacionais e internacionais”, pontuou o deputado.
Roberto Andrade ressalta ainda que a cachaça tem impulsionado o turismo em Minas Gerais, se mostrando uma importante fonte de renda para várias regiões do Estado, incentivando o desenvolvimento local e fortalecendo a identidade cultural mineira.
“Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, reconheço a importância desse produto que está no DNA de Minas Gerais. A cachaça é apenas um dos muitos produtos que nosso Estado tem a oferecer, e temos o compromisso de levá-la para o Brasil e para o mundo, gerando receita, trabalho e desenvolvimento para Minas Gerais”, declarou.
Entre os convidados para o debate que já confirmaram participação estão o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson de Assis Sales; o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cachaça de Alambique, Roger Sejas Gusman Júnior, além de produtores e autoridades de alguns dos principais municípios de Minas Gerais e da Bahia onde a cachaça é produzida.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário