Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão de Meio Ambiente ouve diretor-geral do Igam sobre a gestão de recursos hídricos em 2023

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quinta-feira (26/10/23), a partir das 10 horas, no Plenarinho II, audiência pública com a presença do diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Fonseca, sobre o panorama da gestão de recursos hídricos no Estado em 2023. O requerimento para a reunião é de autoria do presidente da comissão, deputado Tito Torres (PSD).

Botão

Há um ano, reunião semelhante foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente. Na ocasião, Marcelo Fonseca anunciou como uma das prioridades de governo para 2023 a elaboração e implementação do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), que visa a mapear áreas estratégicas e prioritárias no Estado para assegurar a revitalização e conservação das bacias hidrográficas mineiras, a recuperação da cobertura vegetal e a garantia da qualidade e quantidade da água em todas as regiões.

Segundo as declarações de Marcelo Fonseca na reunião do ano passado, a conclusão do Plano Mineiro de Segurança Hídrica estaria prevista para novembro de 2023. O PMSH trabalhará em três eixos: conservação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos; produção sustentável e uso racional dos recursos hídricos; saneamento, controle da poluição e obras hídricas.

Leia Também:  Nova lei estende até o final de 2024 prazo para uso de verbas da saúde

Outra tarefa que o Igam se propôs para 2023, segundo Fonseca, foi a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Com a criação deste plano, em 2009, o Estado implementou 36 comitês de bacias e conseguiu receber cerca de R$ 500 mil anuais do governo federal, para aprimoramento dessas instâncias e capacitação de seus membros.

Já em 2022, todos os comitês possuíam planos de bacias, para definir os usos dos corpos d’água. No entanto, até o final do ano passado, um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, o enquadramento de corpos d’água, ainda estava atrasado em Minas Gerais, principalmente nas bacias dos rios Grande, São Francisco e Paranaíba.

O enquadramento estabelece metas da classe de qualidade e quantidade dos recursos hídricos, para definir os usos preponderantes em cada segmento.

Para a reunião desta quinta-feira na Assembleia, além de Marcelo Fonseca, também já confirmaram participação o coordenador regional da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas em Minas Gerais, Maurício Nicolau de Assis Bertachini, e o analista de Sustentabilidade da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Guilherme da Silva Oliveira.

Leia Também:  Programa de Residência Jurídica é aprovado em 1º turno

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Conscientização sobre doença falciforme pauta reunião

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA