Política
Comissão discute reassentamento coletivo para atingidos em Barra Longa
Discutir o reassentamento coletivo das famílias de Barra Longa, atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Região Central do Estado), é o objetivo de audiência que a Comissão de Administração Pública realiza nesta sexta-feira (19/5/23), às 10 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião foi pedida pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) e tem o objetivo de contribuir com os trabalhos da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana, convidada para participar da audiência.
Barra Longa foi um dos municípios visitados pela Comissão de Mariana no início de maio. Agora o reassentamento coletivo das famílias que perderam suas moradias na tragédia será discutido na audiência com representantes do Ministério Público, tanto estadual como federal, e com a Defensoria Pública de Minas Gerais.
Foram ainda convidados representantes do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), da comissão local de atingidos, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Barra Longa e do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (Gepsa) da Universidade Federal de Ouro Preto.
Repactuação
O objetivo da comissão extraordinária é percorrer os locais afetados pelo rompimento de Fundão ao longo do Rio Doce, para colher informações que possam subsidiar a construção de uma nova pactuação para a reparação de danos aos atingidos.
Ela foi criada pela Mesa da Assembleia este ano, tendo em visa os atrasos e o descumprimento de cláusulas de acordo de reparação que foi celebrado em 2016 pela União, pelo Estado de Minas Gerais, pelo Estado do Espírito Santo e pelas empresas Samarco, BHP Billiton e Vale.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário