Política
Comissão faz audiência sobre cidades inteligentes
Discutir a construção de uma política pública estadual que apoie a implementação de cidades inteligentes em Minas é o objetivo de audiência que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização realiza nesta quarta-feira (24/5/23), às 14h30.
A reunião será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi solicitada pelo deputado Rodrigo Lopes (União).
A cidade inteligente tem sido definida em geral como aquela que usa ferramentas sobretudo tecnológicas para o seu desenvolvimento nos vários campos, mas, segundo frisa o deputado, a discussão proposta vai além, tratando o conceito de cidade inteligente a partir do tripé planejamento, tecnologia e qualificação.
“Estamos trabalhando com um conceito de cidade inteligente mais amplo, que leva em conta não só a tecnologia, mas também o pensar a cidade que nós temos hoje e aquela que nós queremos ter e, a partir daí, qual o caminho deve ser trilhado nesse processo para chegarmos a ela”, explica o deputado.
Conforme o parlamentar, o objetivo da audiência é caminhar para a construção de uma legislação criando em Minas uma política estadual de cidade inteligente que apoie os municípios nessa caminhada.
O deputado avalia que a preocupação de resguardar a autonomia das cidades não dispensa, no entanto, uma política estadual que apoie os municípios, já que uma cidade inteligente precisa considerar uma série de pontos de atenção, como governança digital, planos municipais setoriais, em áreas como saúde, educação, segurança, além de planejamento estratégico de acordo com o plano diretor e com as peças orçamentárias, enumera.
Ações ainda seriam dispersas
Para Rodrigo Lopes, uma política nessa direção é importante também para unir esforços, já que iniciativas e ações na área estariam ocorrendo de forma dispersa e sem sincronia.
Como exemplo, ele menciona que há projeto de lei sobre o tema proposto no Congresso Nacional e decretos tratando do assunto em âmbito local, como no caso de São Paulo.
Foram convidados para discutir o assunto na audiência representantes das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Desenvolvimento Econômico; da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte; da Confederação Nacional de Municípios; da Associação Mineira de Municípios e das Prefeituras de Extrema e de São José dos Campos.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário