Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão quer informações sobre investimentos da Renova no Parque do Rio Doce

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe em audiência pública, nesta quinta-feira (5/10/23), gestores do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para que prestem contas dos investimentos da Fundação Renova na unidade.

Na reunião, agendada para as 9h30, no Auditório José Alencar, também vão ser discutidos o estágio do geoprocessamento, o plano de manejo e o processo de concessão do parque, bem como a situação da Ponte Queimada, localizada no Perd.

Botão

O Parque Estadual do Rio Doce, criado em 1944, é a primeira unidade de conservação do Estado e uma das principais áreas de proteção à biodiversidade de Minas e do Brasil.

Como destaca o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), no requerimento em que solicita a audiência, uma das contrapartidas anunciadas pela Renova como compensação pela tragédia de Mariana (Região Central) foi o investimento de R$ 93 milhões no Perd. Assim, o parlamentar quer que a direção da unidade preste informações sobre o conjunto de suas atividades e a utilização dos recursos.

Leia Também:  Comissão de Cultura destaca importância política da arte

O deputado ainda lembra que o Programa de Concessão de Parques Estaduais, anunciado pelo Governo de Minas em abril de 2019, prevê a concessão do Perd, sendo o parque o terceiro na lista de prioridades para o ano de 2023.

Com uma área de 35 mil hectares, o Perd tem como principal bioma a Mata Atlântica, abrigando espécies raras e ameaçadas de extinção tanto da flora como da fauna. O parque possui ainda 40 lagos, que formam um dos três maiores sistemas de lagos brasileiros.

Além da área de preservação, o Perd é um espaço de pesquisas em várias áreas da biodiversidade sob a influência de espécies exóticas e um espaço propício ao ecoturismo sustentável.

Foram convidados para a audiência o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius Moreira, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Mauro Sérgio Guimarães.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Procon-RJ notifica Netflix sobre taxa extra de R$ 12,90

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA