Política
Comissão retoma debate sobre regularização previdenciária de servidores temporários
A regularização da situação previdenciária dos servidores temporários da educação pauta novamente a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta quinta-feira (9/5/24), a comissão recebe representantes do Governo do Estado para prestar esclarecimentos sobre essa questão. A audiência pública será no Plenarinho II, a partir das 10 horas.
Em reunião realizada no dia 3 de abril, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) assumiu o compromisso de regularizar a situação previdenciária dos contratados temporariamente em um prazo de 30 dias. Esse tempo seria necessário para enviar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) os relatórios eletrônicos comprovando o recolhimento das contribuições dos servidores enquadrados no Regime Geral de Previdência.
Embora essa contribuição seja descontada do contracheque dos servidores, muitos não conseguem acessar direitos previdenciários como auxílio-doença, licença-maternidade ou aposentadoria. O problema pode afetar 169 mil contratados temporários do Estado.
O Governo do Estado alega que nunca deixou de fazer os repasses das contribuições previdenciárias. O problema é que o INSS deixou de aceitar a identificação dos pagamentos por meio dos formulários individuais encaminhados por Minas Gerais.
Para resolver essa questão, seria necessário implantar um sistema e-Social pelo Estado, que deverá ser concluído somente em 2025. Como medida temporária, a Seplag assumiu o compromisso de desenvolver um novo formulário eletrônico, enquanto a solução definitiva não for implementada.
A presidenta da Comissão de Educação, deputada Beatriz Cerqueira (PT), que solicitou a realização da audiência pública, cobra a resolução desse problema. Na reunião do dia 3 de abril, ela lembrou que essa situação persiste desde outubro de 2022, com prejuízo para os servidores que adoecem ou precisam se aposentar pelo INSS. Ela considera que a situação em Minas Gerais é mais grave do que em outros estados devido à grande quantidade de contratos temporários na educação.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário