Política
Comissão vai debater como reduzir acidentes na BR-381

Debater a situação dos trechos com maior incidência de acidentes na BR-381, a Rodovia Fernão Dias, e possíveis soluções para o problema. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realiza nesta terça-feira (12/9/23), a partir das 16 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O requerimento que possibilitou a realização do debate é de autoria do deputado Lucas Lasmar (Rede). Segundo ele, entre os trechos críticos da rodovia que serão analisados está o entre Igarapé, sobretudo o trecho sinuoso de serra com grande fluxo de caminhões de mineração, e Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre BH e São Paulo a rodovia, que dá acesso ao Sul de Minas, é explorada por uma concessionária, que cobra pedágios.
No seu requerimento, Lucas Lasmar lembra o acidente com oito mortos ocorrido na madrugada do último dia 20 de agosto, um domingo, com um ônibus que levava torcedores do Corinthians de volta para São Paulo após partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Sem freios, o ônibus capotou várias vezes no km 526, no trecho sinuoso depois do Alto da Conquista (Serra Azul ou Serra de Igarapé).
Segundo lembra o deputado no requerimento, o trecho é considerado um dos mais perigosos de toda a rodovia, com curvas fechadas e declives fortes, apesar de duplicado, dotado de separação de pistas por barreira de concreto e contar com acostamento.
“Nossa intenção com a audiência pública é promover um diálogo construtivo para buscar soluções eficazes. Queremos demonstrar que é viável adotar medidas em colaboração com o governo federal e a própria concessionária para preservar vidas e garantir a segurança dos viajantes na BR-381”, destaca Lucas Lasmar.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre 2020 e 2023 dez pessoas morreram e 21 ficaram feridas nessa porção da estrada, sendo três com gravidade. Ao todo, foram oito acidentes no período, envolvendo 11 veículos e 18 pessoas.
Segundo informações apuradas pelo gabinete do parlamentar, a BR-381 possui um fluxo diário de aproximadamente 250 mil veículos entre as cidades de Contagem (RMBH) e Guarulhos (SP). Dessa fluxo, 37% são veículos comerciais e 63% são veículos de passeio, segundo dados da concessionária Arteris Fernão Dias, que gerencia a rodovia desde 2008.
Em outro ponto crítico da rodovia, na região de Ravena (Sabará), também na RMBH, foram registradas 11 mortes e 11 feridos no mesmo período, sendo seis com gravidade, em cinco acidentes, com dez veículos e 31 pessoas envolvidas. Entre BH e Governador Valadares (Rio Doce), no trecho também sinuoso que vai até João Monlevade (Central) a estrada já ficou conhecida como “Rodovia da Morte”.
De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes, em 2022 a BR-381 registrou o maior número de acidentes (2.097) e o maior número de fatalidades (151) em todo o estado de Minas Gerais. A estrada já contabiliza 1.477 acidentes, 1.915 feridos e 79 mortes apenas no primeiro semestre deste ano, conforme dados da PRF.
Convidados
Foram convidados para participar da reunião representantes do governo federal, entre eles do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da PRF.
Também foram chamados representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) e da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), além da direção da concessionária da rodovia, a Arteris Fernão Dias.
Ainda devem participar da audiência representantes de entidades ligadas aos caminhoneiros e transporte de cargas por via rodoviária, como o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga do Estado de Minas Gerais, da Associação Brasileira dos Caminhoneiros e da Cooperativa dos Amigos Transportadores de Oliveira (Cooperatro).
Fonte: Assembleia Legislativa de MG


ESPORTES
De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.
No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.
“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.
Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.
Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.
Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.
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