Política
Convocação de aprovados no concurso da Polícia Civil será debatida
Com o objetivo de debater a convocação e a consequente nomeação de candidatos aprovados no último concurso para analista da Polícia Civil de Minas Gerais, na especialidade Psicologia, a Comissão de Administração Pública realiza reunião. Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a audiência pública acontece nesta terça-feira (10/10/23), às 14h30, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo informações do gabinete da parlamentar, por um lado, os servidores dessa área encontram-se sobrecarregados devido à insuficiência de efetivo; por outro, o Governo de Minas realizou concurso, ainda vigente, e muitos candidatos aprovados não foram convocados.
Falta de pessoal
No aspecto da carência de pessoal, atualmente, o Hospital da Polícia Civil conta apenas com 10 psicólogos para atender todos os servidores da ativa, aposentados e dependentes. Também há falta desses profissionais nas delegacias, principalmente as especializadas no atendimento às mulheres. Ainda de acordo com o gabinete, muitas dessas delegacias no interior estão funcionando com psicólogos cedidos por prefeituras, os quais não receberam curso e treinamento da Academia de Polícia Civil (Acadepol).
A situação do Instituto Médico Legal (IML) também causa preocupação. Foi denunciado que só três psicólogos atuam na unidade, para atender toda a demanda de familiares e vítimas de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Falta de transparência
Ainda conforme o gabinete, falta transparência no Portal da PCMG, o qual não permite que se identifique com precisão quantos psicólogos atuam hoje na corporação e onde estão lotados. A Polícia Civil também não libera dados claros sobre a vacância de analistas por área, uma vez que o cargo contempla várias profissões.
Ainda na reunião, será apreciado o plano de trabalho do “Tema em Foco“, Edição 2023/2024, no Âmbito do Assembleia Fiscaliza: Gestão de recursos humanos no setor público e realização de concursos públicos.
A ALMG já discutiu as dificuldades enfrentadas pelos servidores da Polícia Civil, em julho deste ano. Na ocasião, foram trazidas denúncias de assédio moral e sobrecarga de trabalho e, por consequência, muito adoecimento, o que é agravado pelo número reduzido de psicólogos.
Para a audiência desta terça (10), foram convidados, entre outros: a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto; a chefe da polícia, Letícia Reis; além de representantes da Acadepol, do IML, do Hospital da PCMG, dos sindicatos dos servidores e do Conselho Regional de Psicologia.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário