Política
Denúncias de assédio contra mulheres na Polícia Civil pautam audiência
Debater as denúncias de assédio cometidos contra as mulheres no âmbito da Polícia Civil do Estado. Este é o objetivo de audiência pública que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta sexta-feira (15/12/23), às 10 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.
A reunião, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), vai relembrar o caso da escrivã Rafaela Drumond, de 32 anos, que foi encontrada morta pelos pais dentro de casa no dia 9 de junho deste ano, em Antônio Carlos (Região Central).
Ela atuava na delegacia da cidade vizinha de Carandaí e, antes de tirar a própria vida, havia relatado a uma amiga estar sendo vítima de assédio moral e sexual no trabalho.
Para a reunião desta sexta (15), foram chamados o pai da escrivã Rafaela Drumond, Aldair Drumond, a advogada da família, Mariana Ghedin, diversos representantes de sindicatos e associações ligadas a servidores da Polícia Civil, além da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge.
Caso Rafaela Drumond
O caso da escrivã Rafaela Drumond já pautou discussão na ALMG. Em 7 de julho deste ano, em audiência da Comissão de Segurança Pública, o pai da escrivã, Aldair Drumond, e representantes de sindicatos ligados às forças de segurança do Estado defenderam que fosse realizada uma investigação transparente e rápida do ocorrido e que os suspeitos de assédio fossem afastados de suas funções.
Os participantes da reunião destacaram que esse caso, que ganhou notoriedade, é a ponta do iceberg e que há diversas ocorrências de assédio na Polícia Civil.
O ocorrido com a escrivã também motivou a tramitação de um projeto na Assembleia. De autoria do deputado Professor Cleiton (PV), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 26/23 institui a Lei Rafaela Drumond, que tem por objetivo implementar medidas de combate ao assédio moral no serviço público no Estado.
O texto foi considerado constitucional na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda parecer da Comissão de Administração Pública.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário