Política
Denúncias de superlotação e briga de facções motivam audiência na Direitos Humanos

Denúncias de possíveis violações de direitos humanos no sistema prisional de Juiz de Fora (Zona da Mata) serão apuradas na próxima audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a ser realizada nesta quarta-feira (30/8/23), a partir das 15h30, no Plenarinho II.
O requerimento para a realização da audiência é da presidente da comissão, deputada Andreia de Jesus (PT). Em reunião no último dia 23 de agosto, a presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereadora Tallia Sobral Nunes, relatou diversas violações que tem ocorrido, principalmente na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires.
“Desde a interdição do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) em Juiz de Fora, em 2021, os Indivíduos Privados de Liberdade (IPLs) provisórios estão sendo enviados à penitenciária, o que tem causado superlotação. Tivemos 11 mortes desde o início do ano, três por doenças e oito por enforcamento, sendo que uma destas já apresenta indícios de ter sido homicídio. Além disso, em julho tivemos uma greve de fome dos IPLs, porque a nova empresa que fornece a alimentação tem entregado a comida azeda”, pontuou na ocasião.
Outras violações de direitos humanos relatadas pela vereadora têm relação com a diminuição do horário de visitas para quatro horas, medida tomada por causa da Covid-19 e ainda não revertida pela administração.
A vereadora afirmou ainda que, em 22 de agosto, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anunciou que os presos provisórios não serão mais recebidos na penitenciária e a porta de entrada do sistema prisional na cidade passará a ser o Presídio de Matias Barbosa.
As obras do Ceresp Juiz de Fora estão previstas para serem concluídas em outubro deste ano. O Centro foi desativado por recomendação da Defesa Civil e sua interdição causou o remanejamento de 800 indivíduos para outras regiões do estado.
A vereadora, que estará presente à audiência pública nesta quarta-feira (30), explicou também que há denúncias de que a penitenciária virou palco de rivalidade entre as facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), o que teria causado uma tentativa de homicídio dentro da unidade em 28 de abril deste ano, o que aumentou o estado de alerta.
Ceresp precisa voltar a funcionar em Juiz de Fora
A presidente da Comissão da ALMG disse que, na audiência, serão ouvidos os familiares dos IPLs e a comunidade de Juiz de Fora, ressaltando que não há como garantir a dignidade desses indivíduos sem que o Ceresp volte a funcionar.
“Já fizemos pela comissão uma visita técnica anteriormente e sabemos que o complexo de Juiz de Fora está abandonado. Temos que cobrar do governo estadual. Vou protocolar requerimento de providências para o secretário, para que os kits de higiene sejam enviados, sabemos que eles não faltam, isso é problema de logística ou vontade política. Os kits garantem a dignidade e saúde das pessoas sob tutela do stado”, ressaltou.
Andreia de Jesus (PT) afirmou ainda que levou a questão ao Ministério da Justiça e pediu pessoalmente ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, que visite a penitenciária.
Além da vereadora Tallia, foram convidados a participar da audiência pública o superintendente de Segurança da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Luciano Evangelista Cunha; o vice-presidente e coordenador da Comissão de Visitas às Unidades Prisionais do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Juiz de Fora, Manoel Paixão dos Santos; e a representante da Associação dos Familiares e Amigos dos Presos de Juiz de Fora, Miriam Geovana Souza Gomes Louzada, dentre outros.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG


ESPORTES
De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.
No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.
“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.
Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.
Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.
Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas